Realizado em parceria pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Sindicato dos Madeireiros de Rolim de Moura (Simaron/RO), o evento aconteceu no reuniu empresários rondonienses da indústria da madeira. Com a participação dos empresários foram promovidos debates, discussão e inventário de ideias e trabalhos em grupo.
O workshop teve o objetivo de realizar um levantamento dos principais problemas dos setores produtivos que dependem da floresta, matéria prima, energético e extrativismo para definição de estratégias para o desenvolvimento destes segmentos.
Segundo o presidente do Simaron/RO e vice-presidente da FIERO, Edmilson Matos Cândido durante o encontro foram priorizados temas específicos a serem tratados no I Seminário Estadual de Política Florestal. “Desta forma unificaremos a visão macro destes setores, e buscar a conquista dos resultados desejados e a eficiência nas ações que serão deliberadas”, afirmou.
O diretor regional do SENAI/RO Vivaldo Matos Filho ressalta que o workshop realizado no último sábado (16 de abril) foi importante, pois serviu para um levantamento dos anseios dos sindicatos e empresas do setor para apresentação durante o 1º Seminário Estadual de Política Florestal, que acontece em Porto Velho, nos dias 5 e 6 de maio deste ano.
Em fevereiro, o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú juntamente com o presidente do Simaron/RO, recebeu professores da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Emanuel Maia, José de Sá e Edner Baumhardt, que falaram sobre a questão da política florestal no Estado.
Para o vice-presidente da FIERO, os professores trouxeram uma ideia que comunga com o anseio da classe empresarial da indústria da madeira que é a questão da política florestal. “Por isso realizaremos o I Seminário Estadual de Política Florestal, que vai ser um marco, pois por meio da FIERO e do Simaron/RO reuniremos instituições como a SEDAM, IBAMA, engenheiros florestais, assim como a sociedade, Governo do Estado, para montarmos um diagnóstico e nesta conferência discutir temas que darão assertividade às estratégias políticas necessárias”.
O presidente Denis Baú demonstrou empolgação, pois o evento estadual vai tratar dos anseios do setor, configurando comunhão de objetivos entre instituições separadas, que no seu ponto de vista pode ser considerada uma conquista importante. Baú ressaltou a iniciativa como uma grande responsabilidade e enalteceu a disposição em avançar este conceito em Rondônia e também procurar a classe empresarial. “Em caravanas feitas pelo interior do Estado, o que mais ouvimos foi sobre as dificuldades com as questões ambientais e é importante a criação de um documento retratando o posicionamento do setor para cobrar do Governo a construção desta política”, disse.