O prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo (DEM), recebeu em audiência o reitor da Unir, José Januário Amaral, que estava acompanhado do pró-reitor de graduação, Almeida Andrade; do pró-reitor de extensão, Josinir Dettani, e do diretor de apoio à política acadêmica, José Lucas Pedreira. Também participaram deste encontro a secretária municipal de governo, Débora Raposo e o presidente da Câmara de Vereadores, Valmir dos Santos (Val do PT) e os deputados estaduais Adelino Follador (DEM), Lorival (PMN) e Saulo Moreira (PDT).
O assunto esteve voltado para implantação de três novos cursos no Campus Ariquemes da Unir, que hoje tem apenas dois – Engenharia de Alimentos e Pedagogia. De acordo com o reitor da Unir há uma determinação do Ministério da Educação (MEC) para que os campi da Universidade no Estado ofereçam no mínimo cinco cursos até o ano de 2020. “Temos que cumprir com esta determinação”, disse José Januário, que acredita na importância da parceria entre a Universidade, o Governo do Estado, a Prefeitura e os Parlamentares para atendê-la antes do prazo.
Farmácia, Agropecuária e Ambiental foram os cursos sugeridos pelos presentes nessa reunião. Já o Governador do Estado, Confúcio Moura (PMDB), ao inaugurar o posto de pesagem e fiscalização da Sefin e Idaron na rodovia 421, disse que seria importante a abertura de quarenta (40) vagas para o curso de Medicina, ressaltando que, “com este curso, Ariquemes se fortalecerá como Cidade Pólo na área da Saúde”.
Segundo José Januário do Amaral é preciso considerar a estrutura existente hoje no campus para se abrir vagas em quaisquer áreas. “No caso de medicina o custo é elevado, pois além das salas de aula é necessária a disponibilidade de no mínimo cinco leitos por aluno, laboratórios, técnicos, e professores especializados na área para ministrar aulas”, disse. De acordo com Márcio Raposo, Ariquemes é um dos poucos municípios do Estado que tem condições de atender tais exigências.
O prefeito Márcio Raposo declarou que não faltará empenho para a implantação do curso de medicina em “nosso campus”. A perspectiva da construção de um novo prédio para o Hospital Regional (HR) e a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) amplia as condicionantes de instalação deste curso (Medicina) em nossa cidade. “Além do Hospital da Criança e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ariquemes, hoje, conta com 60 leitos e 54 médicos trabalhando no HR”, disse ele, informando que outros municípios da região utilizam-se dessa estrutura.
Os representantes da Unir manifestaram otimismo caso a prefeitura consiga construir as salas de aula na mesma área da futura unidade do Hospital Regional. Para eles, seria inovador termos os estudantes de medicina inseridos no contexto do ambiente hospitalar desde o início da graduação, pois é comum que o prédio acadêmico esteja separado do hospital de ensino.