CGU terá apoio do TCE em evento sobre transparência e participação social

CGU terá apoio do TCE em evento sobre transparência e participação social

CGU terá apoio do TCE em evento sobre transparência e participação social

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A chefe da representação da Controladoria Geral da União (CGU) em Rondônia, Isa Mary Lima Cabral, solicitou a cooperação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) na divulgação das fases estadual e municipais da 1ª Conferência Nacional sobre transparência Pública, Participação e Controle Social (Consocial), prevista para 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.

 A solicitação aconteceu durante visita de Isa Mary e da técnica Leila Juliari, do Núcleo de Ações de Prevenção da CGU, ao presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, nessa quinta-feira (14), no Gabinete da Presidência.

 Segundo as servidoras da CGU, a ideia é unir forças, visando à realização, tanto da etapa estadual quanto das municipais da Consocial, as quais estarão sob a coordenação da representação rondoniense da CGU. “As conferências municipais serão realizadas nas diversas cidades do Estado, reunindo integrantes da sociedade civil, conselhos e poder público”, explicou Leila.

 A técnica ainda lembrou que as conferências terão papel fundamental na definição das políticas públicas no País: “Essa é a oportunidade para que a sociedade fale e seja ouvida. É preciso que haja mobilização social e, para que isso aconteça, as instituições responsáveis pelo controle dos recursos públicos devem se envolver, disponibilizando canais para que o cidadão como participar.”

 Como estratégia para garantir a mobilização e a participação social, a chefe da CGU de Rondônia, Isa Mary, disse que estão sendo elaboradas algumas formas de divulgação das conferências, aproveitando eventos realizados pelos órgãos parceiros, como a inauguração da Regional do TCE, em Cacoal, no dia 2 de maio, e o evento Rondônia Contra a Corrupção, dias 18 a 20 de maio, em Porto Velho.

 Depois de ouvir atentamente as explicações das técnicas do órgão de controle interno federal, o presidente José Gomes salientou a importância de se incentivar a participação popular nas discussões relativas às políticas públicas. “É dever das instituições de controle estimular a participação do cidadão nesse processo, que garante mais transparência à administração pública”, disse.

 O conselheiro presidente também colocou o TCE à disposição, inclusive determinando à Secretaria Geral de Controle Externo que disponibilize seu aparato técnico-operacional, para auxiliar no que for possível a CGU na realização das etapas estadual e municipal da Consocial.

 O QUE É

 Criada em 2010, por meio de decreto federal, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social (Consocial) tem como objetivo o avanço no debate acerca da participação social na gestão pública, do fortalecimento da interação entre sociedade e governo e dos mecanismos de transparência e acesso à informação pública.

 Durante todo este ano, a CGU, órgão responsável pela coordenação do evento, vai organizar conferências municipais, estaduais, livres e virtuais com eixos temáticos, nos quais serão promovidos a transparência pública; o engajamento e a capacitação das pessoas para o controle social; o mecanismo de acompanhamento e controle de gestão pública pela sociedade; e a atuação dos conselhos de políticas públicas com instâncias de controle e diretrizes para prevenção e combate da corrupção.

 A etapa nacional da Consocial está prevista para os dias 18 a 20 de maio de 2012, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Antes disso, os estados e municípios do País organizarão suas conferências. Em Rondônia, a representação da CGU se mobiliza para realizar os eventos na Capital e no interior.

 As conferências municipais buscam reunir integrantes da sociedade civil, dos conselhos estaduais e municipais e do poder público. Na ocasião, serão eleitos representantes para os debates a serem travados durante a etapa nacional, no Distrito Federal.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS