Caravana da Semagric atende Baixo Madeira e anuncia benefícios

Caravana da Semagric atende Baixo Madeira e anuncia benefícios

Caravana da Semagric atende Baixo Madeira e anuncia benefícios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário municipal de Agricultura, José Wildes, e sua equipe vêm mantendo visitas freqüentes às diversas localidades de Porto Velho, verificando assim a realidade em que vivem os agricultores familiares e procurando levar até eles os benefícios e programas desenvolvidos pela Semagric que auxiliam e promovem o desenvolvimento da agricultura familiar e demais atividades do setor produtivo, garantindo renda para as famílias e o desenvolvimento sustentável. Nos últimos dias as visitas foram intensificadas e uma grande caravana da Semagric foi articulada para cumprir uma série de reuniões com os agricultores.

Nomeada como “Caravana Eduardo Valverde- por cidadania e solidariedade”, em homenagem ao ex-deputado falecido, no dia 11 de março deste ano, a comitiva da Semagric esteve no ultimo final de semana nas comunidades de Curicacas, Calama, Demarcação, Projeto de Assentamento Rio Preto; Reserva Extrativista Federal Lago do Cuniã, Comunidade de Terra Caída e Distrito de São Carlos.

Wildes explica que a Semagric tem a parceria de várias instituições e entidades para a realização das reuniões e encontros com as famílias rurais. “Ouvimos as famílias das comunidades ribeirinhas, através das associações locais e administradores dos distritos sobre diversos Projetos da Semagric que contemplam o meio rural, em especial o Baixo Madeira. Como por exemplo, o projeto das agroindústrias familiares e integrado a isto: o transporte da produção agroextrativista; levantamento para a instalação de piscicultura em tanques rede e escavados; diagnostico da produção do pescado local; levantamento da produção de castanha da Amazônia e açaí e necessidades para efetivação do fortalecimento da gestão das associações e entidades locais”, relatou.

Diálogo

O secretário considera a necessidade de um diálogo mais próximo com as comunidades ribeirinhas beneficiárias de projetos executados pela prefeitura e parceiros da prefeitura municipal de Porto Velho. “Entendo que há a necessidade de se construir políticas públicas participativas e que tragam resultados efetivos para a agricultura familiar. Para isso é preciso ouvir as necessidades destes pequenos agricultores e como solucionar suas dificuldades, engajando os programas que temos disponíveis. O prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para ajudar o homem do campo e a nossa secretaria tem procurado desenvolver projetos e programas que facilitem a vida do produtor rural, discursou.

O titular da pasta da Semagric destaca que as comunidades do Baixo Madeira, devido à dificuldade de acesso e comunicação, acabam sendo menos beneficiadas por políticas públicas. Porém, ressalta José Wildes, “nada é difícil quando se toma medidas estratégicas pautadas na participação social e planejamento local para que seja viabilizado o desenvolvimento sustentável”.

Participação

O secretário ainda enfatiza da importância de dialogar com o setor rural através das associações, cooperativas e sindicatos do setor, fortalecendo assim a organização desses trabalhadores. Neste sentido Wildes tem procurado pautar essa gestão no diálogo com esses representantes, com a entrega do material de construção para as associações que precisam construir estrutura adequada para receber os equipamentos.

Ações

Como parte das ações desenvolvidas pela Semagric, o secretário José Wildes destaca que há uma previsão de entrega de diversos equipamentos no mês de maio próximo. “ Eu e o prefeito queremos ainda neste semestre equipar as associações do Baixo Madeira, para garantir trabalho, escoamento da produção, renda e consequentemente maior qualidade de vida para aquela comunidade”, destacou Jose Wildes. O secretário finalizou agradecendo aos parceiros e sua equipe de trabalho que juntos estão possibilitando este atendimento aos ribeirinhos e demais moradores do Baixo Madeira. “Quero registrar aqui o empenho da equipe Agroindustrial Familiar da Semagric e dos parceiros como ADA Açaí, Sindipesca, Coomade, Amorasc e os administradores dos distritos e presidentes das associações dos moradores das localidades”, concluiu.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS