MPF/RO abre inquérito para acompanhar situação de Jirau

Investigações vão apurar eventuais violações de direitos humanos e as medidas adotadas para garantir a segurança de trabalhadores da usina e população de Porto Velho.

MPF/RO abre inquérito para acompanhar situação de Jirau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Investigações vão apurar eventuais violações de direitos humanos e as medidas adotadas para garantir a segurança de trabalhadores da usina e população de Porto Velho.

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) instaurou um inquérito civil público para acompanhar as ações do Poder Público a respeito dos incidentes havidos na Usina de Jirau, verificando, entre outros assuntos, os mecanismos criados para garantir a segurança dos moradores de Porto Velho e também dos trabalhadores da hidrelétrica. No inquérito, o MPF/RO também fará a investigação sobre eventual violação dos direitos humanos dos trabalhadores, por meio de assédios ou violências praticadas por prepostos ou pessoas contratadas pelas empresas construtoras.

O órgão tem acompanhado a situação dos incidentes em Jirau. Na última sexta-feira, dia 18, dirigentes sindicais e um grupo de trabalhadores de Jirau aceitaram o convite do MPF/RO para comparecer à sede do órgão e relatar os acontecimentos recentes nos canteiros da obra. Eles foram recebidos pelo procurador da República Reginaldo Trindade e por representantes do Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho.

No sábado, dia 19, o MPF/RO participou de reunião na Superintendência do Trabalho com representantes do consórcio e da construtora da hidrelétrica, dirigentes sindicais dos trabalhadores e outras instituições. Também neste dia foram solicitadas providências para garantir a segurança pública, por meio de ofícios à Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária também recebeu solicitação para fiscalizar as condições de higiene nos abrigos destinados aos trabalhadores.

 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS