USINAS - Obras na usina de Santo Antônio serão retomadas nesta terça (22)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antônio (RO) informou nesta segunda-feira que as atividades no canteiro de obras serão retomadas na terça-feira, 22 de março.
As obras da usina, localizada no rio Madeira e que terá capacidade instalada de 3.150 megawatts (MW), foram paralisadas na última sexta-feira.
A decisão do consórcio de interromper as obras aconteceu após uma rebelião entre os trabalhadores da usina de Jirau (3.450 MW), que também está sendo erguida no rio Madeira.
Com o tumulto em Jirau, 70 por cento dos alojamentos foram incendiados.
A Energia Sustentável do Brasil, concessionária de Jirau, havia informado que retomaria os trabalhos nesta segunda-feira. Mas, segundo a assessoria de imprensa do consórcio, o plano não deu certo porque na noite de sexta-feira ocorreram novos tumultos e alguns alojamentos que não foram incendiados no primeiro levante acabaram pegando fogo.
A Camargo Corrêa --construtora responsável pela obra de Jirau-- informou que cerca de 7,7 mil trabalhadores já foram transportados até suas cidades de origem, inclusive para outros Estados.
As usinas do Madeira estão entre os maiores projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Nesta segunda-feira, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que não pretende interromper as linhas de financiamento aos consórcios que estão construindo as duas hidrelétricas.
O empréstimo do banco de fomento para Jirau de 7,2 bilhões de reais foi aprovado em fevereiro de 2009 e o financiamento do BNDES para Santo Antônio, no valor de 6,1 bilhões de reais, foi autorizado em dezembro de 2008.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!