Centro Psicossocial promove ciclo de palestras na escola Castelo Branco
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho através do centro de Atenção Psicossocial Álcool -Drogas (Capsad), mantém nas unidades de saúde e também na rede municipal de ensino uma série de palestras e um trabalho de orientação sobre o perigo das drogas. Na sexta-feira,11/03, uma equipe do Capsad, esteve na unidade Ernades Índio e nos dias 15 e 16 de março, às 8h30min e também às 15h45min estenderá as atividades para a Escola Castelo Branco. Nestes dois dias o professor Ademir Botelho, diretor do Capsad, vai palestrar sobre o perigo das drogas, do álcool e do tabagismo na adolescência.
Ademir vai informar também sobre as atividades no Capsad que é uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, e seus familiares. “O Capsad é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool ou outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde possa desenvolver a vida cotidiana e familiar”, disse.
Ademir acrescenta que o centro teve, desde sua criação, amplo apoio do prefeito Roberto Sobrinho e da primeira dama Lucilene Peixoto. “Esta é a primeira unidade de referência para este tipo de atendimento implantado no Estado de Rondônia. Muitos já abandonaram os vícios graças ao empenho pessoal deles, somado ao apoio da família e do atendimento laboratorial propiciado pela prefeitura de Porto Velho. A primeira dama acompanha de perto o trabalho realizado no centro e junto com o prefeito fortalece nossas ações”, salientou.
Atendimento
Os atendimentos no Centro são laboratoriais, ou seja, não há internação e conta com salas para oficinas terapêuticas, piscina para hidroginástica, enfermaria para observação, dois consultórios, uma farmácia, sala de reunião de dinâmicas coletivas e a administração. O atendimento é das 7h às 19h e está de portas abertas à população em geral, inclusive está atendendo jovens. Atualmente estão cadastrados 106 adolescentes e atende diariamente cerca de 45 clientes.O CAPS/ad está localizado na Avenida Lauro Sodré, 1964, no bairro Liberdade
Tratamento
Ainda de acordo com o diretor, o tratamento no Capsad é realizado através de vários tipos de atividades, como: Atendimento individual; Atendimentos grupal;Atendimento aos familiares; Oficinas terapêuticas;Visitas domiciliares;Tratamento clinico;Orientações pedagógicas preventivas comunitária. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizadas por profissionais, como: Assistente Social, Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Psicólogos, Psiquiatras, Terapeuta Ocupacional.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!