Assessor da CBIC ressalta Usina Jirau como exemplo para o mundo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A afirmação foi feita pelo engenheiro civil e assessor de eventos da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, Dilson Carlos Rehem quando conheceu o canteiro de obras de Jirau, acompanhado pelo vice-presidente da FIERO, Adilson Popinhak, que durante a visita foram recepcionados pelo encarregado da área de Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil, Normando Lira.
Rehem falou que o objetivo principal da visita é destacar as inovações tecnológicas utilizadas em Jirau “Como, por exemplo, a fabricação do concreto com água gelada ou com gelo. Estas impressões serão envidas à rede CBIC para despertar maior interesse de todos os associados para virem ao nosso encontro para que nos dias 26, 27 e 28 de maio na FIERO participem da Semana da Indústria, quando será realizada a eleição da presidência da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)”, disse o representante da entidade.
O assessor falou que a grandiosidade da obra o impressionou e elogiou a organização, no que se refere ao trabalho de engenharia e construção. “Passamos também por uma das cozinhas, que fornece 4 mil alimentações para cada turno de trabalho. Outro ponto de destaque é que as cozinhas utilizam inovações no tratamento necessário para que haja uma saúde perfeita e que não atrapalhe no rendimento das obras. Chamou minha atenção que o Consórcio, além de preparar muitos operários, também educa no que se refere ao lançamento do lixo. Achei notável a fila de operários, após o almoço, para uma sequencia de baldes onde fazem a separação dos materiais. E fazem isso com satisfação, e desta forma, certamente, transmitem esses conhecimentos para suas famílias”, disse.
Para Dilson Jirau é um exemplo que poderia ser seguido mundialmente. “A empresa tem uma grande responsabilidade de dizer como se faz e testemunhamos que está fazendo muito bem. Uma obra cuja interferência na área de vivência, na área verde da Região Amazônica pode ser respeitada, podendo haver a união do trabalho junto ao desenvolvimento sustentável”.
Outro ponto que chamou a atenção do engenheiro foi à maneira como a Energia Sustentável do Brasil procedeu no remanejamento da população atingida pela construção do reservatório. "Eu gostei de saber que os moradores puderam escolher se queriam uma casa nova, dinheiro ou outras formas de ressarcimento. Isso é muito importante, dar opção de escolha, respeitar as pessoas. E a cidade construída para os que escolheram uma nova casa é bonita, moderna, promissora”.
Popinhak destacou a preocupação social do Consórcio e a preocupação com a preservação do Meio Ambiente. Encerrada a visita, já de volta à capital, o vice-presidente mostrou ao assessor o pavilhão de eventos do SESI onde a FIERO realiza a Feira Internacional da Indústria de Rondônia FEIRON, que neste ano acontece de 14 a 17 de novembro.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú apontou a concessionária de Jirau como uma empresa compromissada em mostrar que é possível, em plena Amazônia, fazer um empreendimento com total respeito ao meio ambiente e à sociedade em geral.
“A visita do assessor de CBIC mostra que o nosso Estado está chamando a atenção e as obras das usinas Jirau e Santo Antonio são dois excelentes cartões de visita. Constatamos que o Dilson, que é engenheiro, ficou entusiasmado com as obras e que durante a Semana da Indústria, que a FIERO realiza em maio, trará mais de 50 engenheiros para participarem do evento e também conhecerem o canteiro de obras das duas usinas”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!