Caos em Jacy-Paraná é discutido na Câmara
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante os debates na sessão de ontem na Câmara de Vereadores, o presidente da Casa, vereador Eduardo Rodrigues, ao discutir a insegurança no Distrito de Jacy-Paraná, disse que “os responsáveis pela Hidrelétrica de Jirau tratam a população do Jacy como lixo”. A declaração deu-se por conta da omissão da empresa nas questões causadas pela superpopulação decorrente da construção da usina e por conta do atraso na liberação das verbas de compensação. Fatos que o vereador Jurandir Bengala (PT) vem constantemente denunciando no plenário do legislativo. Tanto que o parlamentar petista pediu mais uma audiência pública, marcada para o dia 21 deste mês, no Distrito para discutir com a sociedade, estes problemas.
Para demonstrar o descalabro a que está submetida a população e as famílias do Jacy, Bengala exibiu, no plenário, uma série de fotografias mostrando a via central da cidade totalmente tomada e obstruída por uma multidão de pessoas bebendo, dançando, se drogando em atitudes e comportamentos inadequados e imorais diante menores, mulheres e crianças. “Tudo isso em plena luz do dia, domingos e dias de semana, diante de nossas famílias. É um descalabro e ninguém faz nada” enfatizou.
A vereadora Ellis Regina (PC do B) declarou apoio à luta de Bengala por Jacy. Mas alertou que “já houve uma audiência pública em 2010 e pouca coisa foi realizado do que foi pedido e discutido. Temos que tomar algumas providências. Não podemos voltar lá de mãos vazias”. O presidente Eduardo informou que Jacy está na área de influência da Usina de Santo Antônio. “Mas quem causa problemas no Distrito é a Usina de Jirau”. O vereador João Bosco(PV) chegou a propor “uma comissão para ir a Brasília falar com a presidente da república Dilma Roussef e com os seus ministros” para solucionar os problemas daquela comunidade.
O pastor Delso, vice-presidente da Casa, mais modesto, sugeriu a criação de uma comissão de parlamentares para “antes de irmos a Jacy discutirmos com os governos municipal e estadual em busca de soluções para estas questões”. Para o radialista Elizeu da Silva (PP) “a Usina de Jirau vai embora e deixar somente o lixo para Jacy. Prostituição e filhos órfãos, mães solteiras e desamparadas. E nós vamos permitir isso?Não! Rondônia tem ou não tem autoridade? Tem! E vamos provar isso”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!