GUAJARÁ_MIRIM - Secretário da SESDEC participa de reunião com policiais civis e militares
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde em que foi empossado no cargo, no mês passado, esta é a primeira vez que o secretário de Segurança Pública Defesa e Cidadania de Rondônia -SESDEC, Marcelo Nascimento Bessa, vem a Guajará-Mirim. Ele veio acompanhado do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Coronel Ubirajara Caetano de Souza; do Comandante Geral da PM, Coronel PM Paulo César Figueiredo e do Diretor Geral da Polícia Civil, Claudionor Soares Muniz.
A comitiva de autoridades foi recepcionada no Clube da Polícia Militar pelo Comandante da PM, Ten. Cel. Juarez Marconato e pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Ronaldo Carvalho Campos. Policiais Civis, Militares e Bombeiros estiveram presentes para ouvir as propostas dos novos gestores da Segurança Pública em Rondônia.
O secretário da SESDEC, Marcelo Bessa, disse que a meta inicial é reestruturar a secretaria de segurança pública, fazendo uma renovação na gerência e fazendo adequações nas chefias para colocar pessoas do perfil adequado e de confiança do governo.
Uma das ações anunciadas é o fortalecimento da Polícia Comunitária em todo o Estado. A tecnologia também deverá ser implementada, visando melhorias na interligação do sistema para agilizar as ações da polícia, inclusive com mais investimentos no setor de inteligência policial. Essas são algumas das prioridades na nova gestão. “ Vamos reconstruir as delegacias, vamos humanizá-las esteticamente, para que a população tenha um maior contato, por que não há como vislumbrar ação da polícia sem ação da comunidade”, disse o secretário.
Ele falou também sobre a valorização do profissional de segurança, levando em conta cursos preparatórios e um salário mais atrativo. As horas extras, por exemplo, deverão aumentar de R$ 5,00 para R$ 10,00. Na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros deverá ser implantado novamente o curso de formação para cabos e sargentos, levando em conta, inclusive, a antiguidade.
Sobre o novo Plano de Cargos e Salários da Polícia Civil, o diretor da PC, disse que a maior dificuldade para sua implantação é a falta de consenso da categoria. Assim que os servidores chegarem a um acordo de consenso, o PCCS da Polícia Civil será encaminhado a Assembléia Legislativa para votação.
Operação “Cerco Integrado”
Durante a reunião o secretário de Segurança Pública Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC/RO), Marcelo Nascimento Bessa, destacou o sucesso da Operação “Cerco Integrado” realizada em todo o Estado simultaneamente no período de 27 a 29 de Janeiro.
A operação foi o marco inicial das ações governamentais na área da Segurança Pública do Estado, pois trabalharam em conjunto a Policia Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Bombeiro Militar e Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN), desenvolvendo quatro eixos de atuação: vistoria nas unidades prisionais, operação de cerco e de abordagem em estabelecimentos comerciais onde há venda e consumo de bebidas alcoólicas e que são frequentados por menores, operação de Comando de Trânsito e Cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão, contando ainda com apoio aéreo de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e um helicóptero da SESDEC.
De acordo com o secretario de segurança, Marcelo Bessa, “operações como essas terão continuidade, contando sempre com a integração das policiais e os demais órgãos de segurança e poder público envolvidos, com o objetivo de reduzir consideravelmente a criminalidade em nosso Estado e proporcionar aos cidadãos a segurança almejada”, reforçou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!