Casa de Cultura recebe a exposição “Fogo de Palha”

Casa de Cultura recebe a exposição “Fogo de Palha”

Casa de Cultura recebe a exposição “Fogo de Palha”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A artesã Rhaiely Nascimento de 16 anos, fez da palha de babaçu uma forma de transformar artigos da natureza em decoração e artesanato regional

O interesse de Rhaiely pela arte vem desde a infância, ela explica que sempre gostou de se envolver em atividades que reuniam arte e meio ambiente. Há dois anos mudou-se para Cujubim onde o avô José Nascimento, que é presidente da comunidade, trabalha com artesanato.

“Assim que cheguei, vi meu avô produzindo um “paneiro”, uma espécie de cesto feito com a palha de babaçu, para as galinhas chocarem os ovos e logo pensei que muito mais coisas podiam ser produzidas com esse material” afirmou a jovem artista. A partir daí se dedicou, foi aperfeiçoando a técnica e produzindo além de palhas decorativas, cortinas, porta guardanapos, bijuteria, jogos americanos entre outros.

Preocupada com o meio ambiente, ela explica que é preciso saber como retirar a palha da natureza para não deixar a planta morrer. Depois de confeccionar a peça é preciso deixá-la de molho para que a “gosma” existente na planta seja retirada, o que vai garantir a durabilidade da peça. “Se tudo for acomodado direitinho, sem pegar sol nem chuva, pode durar até 10 anos” confirma Rhaiely.

Sem muitos contatos na capital a adolescente resolveu pesquisar na internet mais informações sobre órgãos culturais e encontrou o telefone da Casa da Cultura Ivam Marrocos em Porto Velho, logo ligou para o diretor da Casa, Geraldo Cruz, e solicitou o espaço que imediatamente foi cedido para atender o sonho dessa jovem artista.

Geraldo conta que achou muito interessante a atitude da jovem de ir atrás do seu sonho “É bom ver uma artista tão jovem amadurecendo como pessoa e como artesã” concluiu.  Rhaiely fala com gratidão do espaço cedido. “Fiquei muito emocionada com a oportunidade de expor meu trabalho, sempre sonhei com isso e a Casa de Cultura me abriu as portas. Fico muito grata pelo incentivo” conclui a artesã que sonha com o dia em que vai decorar um evento regional e fazer um book profissional do seu material.

A exposição “Fogo de Palha” iniciou dia 31 de janeiro e vai até 06 de fevereiro (domingo) na Casa da Cultura Ivam Marrocos, das 08h às 20h00 com entrada gratuita.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS