Prefeitura abandona obras de domínio público que se deterioram em depósito e ao ar livre - Fotos e vídeo

Consta de uma denúncia protocolada no Ministério Público do Estado de Rondônia, encaminhada pelo PSOL, sobre o maltrato e descaso que essas peças estão sofrendo na atual administração de Roberto Sobrinho.

Prefeitura abandona obras de domínio público que se deterioram em depósito e ao ar livre - Fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Administração do prefeito Chiquilito Erse no ano de 1991, em homenagem a Porto Velho, inaugurou esculturas-símbolos – todas feitas de ferro - que foram colocadas em pontos estratégicos da cidade, todas assinadas pelo artista plástico Júlio Carvalho, e que devido ao tempo passado, pelo valor histórico instituído, essas obras foram incorporadas a área urbana e ao patrimônio artístico e cultural da capital.

Nesse período a responsabilidade da manutenção das peças é da Prefeitura. Porém, consta de uma denúncia protocolada no Ministério Público do Estado de Rondônia, encaminhada pelo PSOL, sobre o maltrato e descaso que essas peças estão sofrendo na atual administração.

Na avenida Campos Sales, na rotatória com a BR 364, uma das peças, sem título, ficou durante muito tempo exposta até que uma mudança na rodovia fez com que a Prefeitura, com auxílio da empresa Camter, fosse obrigada a retirá-la, mas passado um ano, a escultura foi abandonada em primeiro momento na SEMUSB (Secretaria Municipal de ) e depois no depósito do Departamento de Recursos Logísticos (DRL) -  da SEMAD (Secretaria Municipal de Administração) – que fica localizada na BR 364, próximo do Trevo do Roque.

Sobre essa obra a denúncia protocolada no MP faz o seguinte pedido: “cumprir com os estatutos e sabedor das atribuições deste Ministério Público, de Vigiar e Salvaguardar o nosso patrimônio, solicita a Vossa Excelência intimar ou determinar a Prefeitura do Município de Porto Velho e a Empresa CANTER, num prazo de 60 dias - pois a risco da perda total desta Obra de Arte – a restaurar e recolocar a referida obra na Área Urbana de Porto Velho.”

Nesse tempo a peça se encontra em deterioração, consta que as últimas manutenções nela foram feitas ainda na administração do ex-prefeito Carlinhos Camurça e na atual administração os procedimentos para sua preservação foram deixados de lado.

OUTRAS OBRAS

Outras duas peças instaladas também estão se deteriorando. A primeira se encontra na rotatória da avenida Lauro Sodré com a Migrantes, bairro Ipase Novo, zona Norte da capital, intitulada “Abraço”, também feita de ferro, e que sem manutenção por parte do município está se deteriorando, com péssimas condições de conservação.

 

A teceira peça fica em frente a Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles, que, por coincidência, fica ao lado da sede da Prefeitura Municipal, o palácio Tancredo Neves. Intitulada “Sabedoria”, a peça é cheia de arquétipos que levam a sabedoria, equilíbrio, conhecimento e saber. Feita também de ferro se encontra em fase de deterioração e necessita urgente de manutenção.

Vale ressaltar que essas esculturas se tornaram cartões postais de Porto Velho, tendo, inclusive, recebido destaque no Programa do Jô (Rede Globo), sendo exibidas em rede nacional.

SUMIÇO

O artista Júlio Carvalho tem obras espalhadas por várias repartições municipais, mas de forma estranha essas obras estão desaparecendo. Um painel em alumínio, intitulada “Locomotiva”, que representa a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e as Caixas D’Água, que ficava na sala de espera do gabinete do prefeito sumiu, segundo funcionário, que pediu para não ser identificado.

Na Secretaria Municipal de Educação outra obra do artista, um painel, foi retirada e jogada num depósito dentro da própria Secretaria.

Na denúncia formalizada pelo PSOL alerta: “O atual prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, vem ignorando a Lei, os órgãos fiscalizadores e Patrimônio Arquitetônico, Artístico e Cultural da cidade de Porto Velho (...)”.

Espera-se que o Ministério Público do Estado de Rondônia cumpra com o seu dever e o prefeito Roberto Sobrinho tenha consciência das suas obrigações administrativas e recupere as obras que estão em domínio público na capital, antes que a população perca esse patrimônio.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS