A dona-de-casa Blondina Beyer, de 76 anos, reencontrou os filhos depois de 40 anos de separação. O encontro aconteceu no dia 03 de janeiro deste ano, no município de Chupinguaia. Na ocasião, vários filhos de Blondina, que moram em outros Estados, se reuniram para comemorar o momento.
De acordo com Clarice Braga - uma das filhas da idosa – Blondina é viúva, tem 5 filhos e 10 netos, e há 40 anos perdeu contato com a família quando ela mudou do Rio Grande do Sul (RS) para o Mato Grosso do Sul (MS), enquanto que os filhos foram para o Estado do Mato Grosso.
Clarice contou que, naquela época, a dificuldade de comunicação entre Blondina e seus filhos gerou o distanciamento. “As notícias foram ficando escassas, até perder contato de vez”, disse.
Desde então iniciou-se buscas através de cartórios eleitorais, Censos, bancos, e devido a falta de informações precisas não foi possível a localização.
Clarice disse que em fevereiro de 2010 criou um orkut com a finalidade de tentar encontrar esses parentes, na esperança que alguém que conhecesse desse maiores informações. Em contato com outros amigos, ela conseguiu localizar seu tio, Ermindo Beyer, irmão de Blondina, e através dele, outra filha da idosa, Sandra Lipke.
O primeiro contato, via telefone, entre Clarice e sua mãe, aconteceu no dia 16 de novembro de 2010. “Foi um momento emocionante, através desse contato soubesse de meus demais irmãos”, relembra Clarice.
A reunião familiar aconteceu em Chupinguaia, na casa de Anelise lipke, uma das filhas de Blondina. No reencontro estiveram presentes os irmãos Edivino, Arlindo, Ermindo Artur e Selma Beyermoram. Eles moram em paranatinga (MT), Campo Novo dos Parecis (MT), e Goiania, alem de Clarice Lipke Braga que mora em Rio Branco (AC).