Cerca de 100 km de estradas vicinais são recuperadas pelo município
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho, através da coordenadoria de Estradas Rurais da secretaria municipal de Obras (Semob), entregou para o Incra, cerca de 100 km de estradas vicinais recuperadas, objeto do Convênio que o município celebrou com aquele órgão em 2005, onde foram realizados serviços de substituição de antigos pontilhões por bueiros de concreto dando segurança a trafegabilidade daquelas comunidades rurais.
A entrega definitiva desta obra é de extrema importância para o município, pois permitiu a ampliação de outras ações da prefeitura como o transporte escolar e da produção agrícola. “Com a entrega definitiva deste projeto para o instituto, a prefeitura terá como atuar de forma mais efetiva em outras localidades rurais em 2011”, disse Regina Gonzaga, coordenadora de estradas rurais da secretaria de Obras.
O prefeito Roberto Sobrinho apresentou ao Incra, o Plano de Trabalho que já se encontra aprovado e aguarda apenas a liberação em Brasília, do valor de R$ 5 milhões. Com estes recursos serão adquiridos equipamentos rodoviários como patrulha mecanizada, para realizar serviços de melhorias nas estradas vicinais dentro dos Projetos de Assentamentos (PAS) no município, que atualmente possui 12 assentamentos rurais.
A malha viária rural do município atualmente é de 4.644.6 km, “fechamos o exercício de 2010, com cerca de 1.500 km de estradas beneficiadas com serviços de implantação, manutenção e recuperação. Esta medida poderia ser mais ampla, mas tem que ser levado em consideração o fato de se tratar de estradas de terras, que tem um desgaste acentuado, onde requer manutenção periódica. Também tem o verão amazônico que é de no máximo cinco meses de duração, e isto afeta a rotina de manutenção das vias. Com a chegada dos novos equipamentos a prefeitura tem perspectiva de conseguir ampliar a cobertura”, explicou a coordenadora.
Além da entrega do Projeto Joana D’arc, tem também os serviços executados através da Santo Antônio Energia, algo em torno de 250 km, onde estão sendo realizadas implantações de novas linhas e ramais, bem como melhoramentos de outras já existentes, nas linhas localizadas às margens direita e esquerda do rio Madeira, a título de compensação ao município. Ao final, estas obras serão entregues para a prefeitura que incorporará no patrimônio municipal.
Plano de Inverno
No início do ano passado, a Semob apresentou o plano de trabalho chamado de Plano de Inverno, onde foram priorizadas as estradas vicinais com os serviços de transporte escolar e da produção agrícola. No exercício de 2010, foram realizados melhoramentos através do tapa-buracos, recuperação de pontes, bueiros e aterros nas linhas e ramais próximos à capital e dos distritos, totalizando em atendimento emergencial cerca de 1000 km de estradas.
Reabertura de Estrada
A prefeitura enviou maquinários para o distrito de Calama para realizar a reabertura da estrada do Soldado da Borracha. A estrada já existe desde a década de 80 e nunca recebeu reparos, com o passar do tempo e devido ao intenso uso foi deteriorando até ficar intransitável. “O prefeito Roberto Sobrinho sensível às necessidades das comunidades de famílias agricultoras daquela região e também pensando na melhoria de acesso via terrestre ao distrito de Calama, determinou que esta obra fosse realizada. Ao todo recuperamos trinta e três quilômetros da via que futuramente ligará Calama ao município de Cujubim”, explicou Regina Gonzaga.
Antes do início das obras na estrada do Soldado da Borracha os maquinários realizaram alguns serviços de recuperação de vias no distrito de Calama. A manutenção dos 33 quilômetros implica em patrolamento, recuperação de pontilhões e de bueiros que receberão novas manilhas, para que as águas de córregos e também das chuvas não destruam a via.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!