Período chuvoso rende trabalho preventivo contra enchentes na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Apesar do período chuvoso, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), está limpando e aprofundando vários canais de escoamento de águas das chuvas. No dia 30, quinta-feira, as máquinas da Semusb trabalharam o aprofundamento e a limpeza do canal da Rua Pau Ferro, na Rua Joaquim da Rocha com a Rua Algodoeiro. “Este canal tem mil e quatrocentos e oitenta metros e voltamos a retirar muita sujeira e lixo que provocam enchentes, quando chove forte. Vamos continuar empenhados neste trabalho e já determinei que o restante deste canal continue a ser limpo”, informa Jair Ramires, secretário Semusb.
Conforme a programação da secretaria, no dia 04 de janeiro, quarta-feira, será retomada a limpeza do canal no canteiro central da BR 319, antiga Avenida Governador Jorge Teixeira, até o encontro com a Avenida Sete de Setembro. Estas ações fazem parte do Plano de Operações para o Inverno 2010/2011.
0800
Jair Ramires lembra ainda que, “o prefeito Roberto Sobrinho está empenhado em manter limpa e organizada a cidade, mas precisa do apoio da população. A maioria dos moradores colabora com a prefeitura e com a cidade, mas, infelizmente, ainda tem uma pequena parte que suja, estraga e não respeita as leis. Quem presenciar qualquer situação de vandalismo ou descarte de lixo fora dos locais permitidos, deve ligar para o 0800 647 7391, que é o disk lixo e fazer a denúncia”, orienta o secretário.
Quem for flagrado em alguma destas atitudes que prejudicam, sujam e poluem o município está sujeito às penas e sanções.
Plano de inverno 2010/11
Já está em prática o Plano de Operações para o Inverno 2010/2011 implantado pelo prefeito, para que de forma preventiva e planejada sejam minimizados os danos causados pelas chuvas. A limpeza dos canais está dentro das ações coordenadas de infraestrutura do plano, atuando nos pontos críticos dos canais, igarapés, bueiros e bocas-de-lobo. Nestes pontos a ação é para desobstruir e retirar lixo que impedem o fluxo das águas das chuvas.
Além do apoio da sociedade, a prefeitura está com equipes especiais de fiscalização formada por servidores das secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Obras (Semob) e de Meio Ambiente (Sema), atuando em pontos críticos para coibir o lançamento indevido de resíduos que possam provocar obstruções da água das chuvas nas valas e dutos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!