Prefeitura mantém trabalho preventivo nos bairros contra enchentes na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho mantém o ritmo de trabalho preventivo nos pontos de escoamento de águas das chuvas, para evitar as enchentes. Apesar do inverno a secretaria municipal de Obras (Semob) está trabalhando no canal do Mariana, realizando o aprofundamento, a limpeza, realinhamento do canal, a substituição de manilhas e a instalação de bueiros ármicos. “O prefeito Roberto Sobrinho determinou que é para ser cumprido a programação de 2010 e é o que estamos fazendo, na capital e nos distritos”, salientou Marcelo Fernandes, secretário Semob.
Na Rua Vila Mariana com a Felipe Camarão, na zona Leste, uma equipe da secretaria está realizando este trabalho no canal do Mariana, iniciado no antigo banho dos Periquitos, e cruzará os bairros Mariana, São Francisco até o JK. Ao todo serão cerca de 3 mil e 800 metros de obras. Os bueiros ármicos serão instalados nas ruas Farrapos e União para aumentar a capacidade de escoamento das águas. Esta ação envolve todos os canais e também já foi realizado na zona Sul.
Distritos
Em trabalho simultâneo e também de prevenção, outra equipe da Semob está neste momento limpando canais no distrito de Jacy-Paraná e para a próxima semana, a escavadeira hidráulica será levada para o distrito de União Bandeirantes para realizar o mesmo serviço. “Somente no bueiro do Mariana deveremos retirar quase 4 mil e 500 metros cúbicos de entulho, formado de terra e areia que são levados para o canal através das chuvas e ventos, mas tem muito lixo doméstico e urbano, é preciso que a sociedade não jogue este material nos canais para evitar o entupimento e o transborde de água”, informou o secretário.
Outro alerta para a população que reside próxima aos canais é que não construam muros e nem cercas nos locais, pois também provocam cheias, e os canais são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), portanto, são protegidos por Leis Federais, que proíbem qualquer ação humana que não seja a do gestor para fins sociais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!