Cadastro Positivo pode diminuir os juros e ampliar o crédito para os micros e pequenos

Há muita discussão ainda a respeito do Cadastro Positivo tendo em vista que da forma genérica como foi aprovado, o projeto deixou muita coisa em aberto para a regulamentação que deverá ser feita por medida provisória do governo, mas, para o presidente do

Cadastro Positivo pode diminuir os juros e ampliar o crédito para os micros e pequenos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

AVANÇO- Para o presidente do SIMPI/RO, Leonardo Sobral, a implantação do Cadastro Positivo pode diminuir os juros em até 25% e ampliar o acesso ao crédito até para os informais.

Há muita discussão ainda a respeito do Cadastro Positivo tendo em vista que da forma genérica como foi aprovado, o projeto deixou muita coisa em aberto para a regulamentação que deverá ser feita por medida provisória do governo, mas, para o presidente do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia-SIMPI/RO, Leonardo Heuler Calmon Sobral, o cadastro tem o mérito de, se feito com uma boa regulamentação, ser um aliado dos micro e pequenos empreendedores.

Para Sobral, mesmo com a experiência bem sucedida da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, por meio do Programa Empreendedor Individual, que tem estimulando os microempresários informais a regularizar sua situação ainda são muitos os obstáculos para que a informalidade diminua e esta impacta, diretamente, nos tributos, no mercado de trabalho, na competitividade e também no crédito.

Cadastro positivo pode ampliar o crédito

Uma das conseqüências mais nefastas é a de que o acesso ao crédito para os pequenos se torna muito difícil e caro em particular por pouca ou nenhuma informação sobre os recursos movimentados por este setor que, muitas vezes, é significativo. Assim o cadastro positivo do micro e pequeno empresário, enquanto consumidor, pode ajudar bastante na apuração do risco de crédito de seu negócio. Para Sobral “A falta de informações positivas tem sido um dos maiores impeditivos para às MPEs, os informais e muito consumidores terem acesso ao crédito e isto é um evidente fator de limitação do crescimento econômico”.

Desta forma o cadastro positivo, ao reunir as informações comportamentais dos hábitos de pagamento do consumidor, valoriza e premia a boa reputação no crédito. Para quem cumpre, como é o caso dos pequenos, seus compromissos o compartilhamento das informações torna eficiente o dimensionamento do risco, que hoje não é viável por conta de um sistema imperfeito de informações.

O cadastro positivo, portanto, é a maneira contemporânea de se decidir crédito refinando a apuração do risco individual, facilitando o consumidor possa ser compreendido e facilitando o crédito para toda a sociedade, em especial para uma MPE, o empreendedor individual e os informais como comprovam as experiências internacionais. Se o cadastro positivo traz vantagens para toda a sociedade, porém, Leonardo Sobral afirma que será melhor ainda “Para a empresa, e a pessoa, que é um bom pagador seu custo será menor na hora do crédito. Os juros são altos no Brasil porque o risco também é grande em razão dos maus pagadores. Assim, individualizando o risco, mostramos que uma empresa, ou pessoa tem, um risco menor de não pagar o que irá diminuir o custo do dinheiro que toma emprestado”.

Embora uma entidade como o Sindicato das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento (Secif), tenha a expectativa de redução dos juros de até 50% para bons pagadores, no entanto, para Sobral, “A nossa expectativa é de que, depois da regulamentação, os efeitos se façam sentir entre seis a oito meses e que os juros possam ser reduzidos numa faixa de 20 a 25%. Não é o ideal, mas, é o possível com uma melhora acentuada de acesso ao crédito pelos pequenos”.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS