Estagiários da Kanindé participam de seminário de encerramento das atividades em 2010
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Programa de Estágio da Associação de defesa etnoambiental Kanindé tem como principal objetivo contribuir para a capacitação alunos de nível fundamental, médio e universitário e o envolvimento de professores e/ou pesquisadores em atividades de capacitação em gestão de Terras Indígenas e conservação dos recursos naturais.
Atualmente treze estudantes participam do programa. Todos apresentaram os resultados dessa parceria em um seminário realizado na manha desta sexta-feira, 03 no escritório da entidade em Porto Velho, sob a supervisão da coordenadora de estágios Neide Faccin. “O estágio é uma oportunidade dos estudantes conhecerem as atividades das associações”, destacou a coordenadora.
Cada estagiário teve dez minutos para falar sobre as atividades. Rubens Naraikoe Suruí - Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, Josélia Parintintin – OPIPAM - Organização dos Povos Indígenas Parintintin do Amazonas – Humaitá – AM, Amauri Napakobá Suruí - Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, Mopidimore Suruí - Kanindé / Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, Cleiton R. Macedo – Associação do Povo Indígena Jiahui – Humaitá – AM, Rodrigo Soares Freitas - Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, Janaína Pinheiro dos Santos - Associação da Mulheres Indígenas do Médio Purus – AMIMP - Lábrea – AM, Juca Apurinã - OPIAJBAM - Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre – AM, Clederson Suruí - Kanindé / Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, Diego Cinta Larga – Conselho Cinta Larga do Povo Indígena Cinta Larga – Cacoal – RO, Alana Bruna Gomes da Silva – Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Marici Aruak – Casa de Cultura e Artesanato Indígena – T.I. Rio Guaporé – Guajará-Mirim – RO, Vanessa Wai Wai – Mapuera – Povo Indígena wai wai – Pará. “É importante que cada um leve os conhecimentos sobre as atividades nas terras indígenas para a sua vida acadêmica. Os estagiários se tornam formadores de opinião”, ressalta Israel Vale Júnior, coordenador geral da Kanindé.
Sobre a Kanindé
A Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, sem fins lucrativos, fundada em 17 de novembro de 1992, por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia.
Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destacamos: as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos (RO); a assessoria às organizações indígenas; laudos de impacto ambiental; estudos e diagnósticos; avaliações ecológicas rápidas; educação ambiental; elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.
Sobre o programa de estágio
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!