MP quer que Município preste contas das obras no trânsito em audiência pública

MP quer que Município preste contas das obras no trânsito em audiência pública

MP quer que Município preste contas das obras no trânsito em audiência pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia quer saber quais medidas foram cumpridas pelo Município de Porto Velho em atendimento à decisão judicial obtida pelo MP-RO, que determinou, em fevereiro deste ano, a sinalização de trânsito nas vias e cruzamentos com o maior número de acidentes no ano de 2008 e primeiro semestre de 2009. O prazo para que a Prefeitura conclua os trabalhos terminará no próximo dia 3, data em que o MP realizará uma audiência pública para que o Município preste contas acerca das obras.

O evento será realizado no edifício-sede do Ministério Público, às 9h, e terá a presença do Secretário e técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), e de representantes da Câmara de Vereadores de Porto Velho, onde tramita Projeto de Lei Orçamentária do Município para 2011. A intenção é também conhecer os recursos que serão destinados à área.
A audiência pública será coordenada pelo Promotor de Justiça de Defesa da Probidade Administrativa, Geraldo Henrique Ramos Guimarães, autor da Ação Civil Pública que resultou na decisão liminar para o ordenamento do trânsito de Porto Velho, e também terá a presença do Promotor de Justiça do Urbanismo, Aluildo de Oliveira Leite.

Na oportunidade, os técnicos da Prefeitura terão que informar os programas e respectivas verbas orçamentárias previstas para a implantação das políticas públicas de trânsito, além dos trabalhos executados por força da decisão judicial. De acordo com a determinação, os responsáveis pelo não cumprimento da ordem pagarão multa diária no valor de R$ 500.

Pontos Críticos

Conforme medida liminar, o Município de Porto Velho deveria promover, no prazo de 150 dias, posteriormente prorrogado, sinalização de trânsito nas vias e cruzamentos que apresentaram maior número de acidentes em 2008 e primeiro semestre de 2009, em toda a sua extensão, inclusive com faixas de pedestres. Figuravam na lista a Avenida Jatuarana, onde, em 2008, foram registrados 329 acidentes, juntamente com as avenidas Calama (295); Rio de Janeiro (246); Alexandre Guimarães (229) e outras vias.

Os cruzamentos com maiores índices de acidentes em 2008 foram as avenidas Alexandre Guimarães com Rio Madeira (19); Rio Madeira com Rio de Janeiro (18); Sete de Setembro com Rogério Weber (17), entre outros.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS