A primeira dama do município de Porto Velho, Lucilene Peixoto, visitou nesta sexta-feira, 26, o Centro de Atendimento Psicosocial – Álcool e outras Drogas (CAPS/ad) ‘Cuidando e Acolhendo’. Este é um projeto social da prefeitura e é a primeira unidade de referência para este tipo de atendimento implantado no Estado de Rondônia. “É muito gratificante saber que cerca de novecentas pessoas encontraram um refúgio seguro no CAPS/ad, e que muitos já abandonaram os vícios graças ao empenho pessoal deles, somado ao apoio da família e do atendimento laboratorial. Um ano de muito trabalho, dedicação, sofrimento, mas acima de tudo, os resultados positivos são infinitamente superiores a qualquer dificuldade. Parabenizo toda equipe do CAPS/ad e reforço o pedido do prefeito Roberto Sobrinho e também o meu, para que continuem cuidando deste local que é de verdade a casa para os clientes do Centro”, avaliou Lucilene.
O CAPS/ad é uma ação de Políticas Públicas executadas pela prefeitura, que somando aos serviços de assistência e atendimento médico da Saúde Familiar através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) traz resultados concretos para muitos clientes e suas famílias. Há um grande corpo de profissionais no atendimento, formado por dois psiquiatras, dois assistentes sociais, dois psicólogos, dois médicos clínico geral, um farmacêutico, três técnicos em enfermagem, um profissional em educação física e equipe de apoio administrativo.
Os atendimentos no Centro são laboratoriais, ou seja, não há internação e conta com salas para oficinas terapêuticas, piscina para hidroginástica, enfermaria para observação, dois consultórios, uma farmácia, sala de reunião de dinâmicas coletivas e a administração. O atendimento é das 7h às 19h e está de portas abertas à população em geral, inclusive está atendendo jovens. Atualmente estão cadastrados 106 adolescentes e atende diariamente cerca de 45 clientes.
O CAPS/ad está localizado na Avenida Lauro Sodré, 1964, no bairro Liberdade.