A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PDGRA), realiza nesta terça-feira (23), o seminário “Inserção de Rondônia no Projeto de Gestão Socioambiental em Sistemas Socioecológicos Complexos – o Projeto Sementes”. A atividade ocorrerá das 9h às 11h30, no Auditório do PGDRA, no Campus “José Ribeiro Filho” da UNIR.
O seminário será ministrado pela professora Simone Ferreira de Athayde, que é doutora em Ecologia Interdisciplinar pela Universidade da Flórida, dos Estados Unidos. A pesquisadora participa, na mesma instituição, do Programa Iniciativa Formação de Lideranças para Conservação da Amazônia.
Ela explica que apresentará no seminário a proposta teórica e metodológica do projeto, como também a experiência de pesquisa acumulada com outras instituições de ensino superior brasileiras da região amazônica. “A idéia é termos um uso mais sustentável da Amazônia, pensando numa gestão integrada que envolva os diversos atores sociais presentes na região e procure conciliar desenvolvimento e preservação”, afirma Simone.
A partir desta atividade, a professora do PGDRA, Walterlina Barbosa Brasil, diz que se abrem uma série de perspectivas para o Programa de Pós-Graduação. “Queremos propor, por exemplo, uma disciplina comum aos programas de pós-graduação das universidades da Amazônia, como as Federais do Acre, de Mato Grosso e Toncantins, que já participam do projeto”, diz. Outro ponto importante, segundo Walterlina, é a realização de intercâmbios e visitas técnicas entre os pesquisadores dessas universidades com a UNIR para a realização de cursos de doutorado e pós-doutorado.