Encontro, em Porto Velho (RO), discutiu a importância de políticas públicas de incentivo à arte e à cultura regional, dentro da programação do FestCineamazônia, realizado com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi futuro. O diretor institucional do Oi Futuro, José Zunga, participou do painel.
Ao todo, 16 representantes dos mais diversos segmentos artísticos discutiram as peculiaridades da cultura regional, as dificuldades, os desafios e, principalmente, as estratégias para a mudança desse cenário. Além de traçar um breve panorama da cultura nacional, Zunga apresentou as frentes de atuação do Instituto Oi Futuro, reforçando a importância da participação da sociedade civil na busca por leis que permitam maior apoio da iniciativa privada.
“Somente por meio dessa articulação política será possível aumentar o número de projetos patrocinados fora do eixo tradicional Rio – São Paulo, possibilitando uma democratização geográfica da arte e cultura”, afirmou José Zunga. Ele se reuniu em Rio Branco (AC) com produtores culturais. No encontro, Zunga estimulou a inscrição de projetos acreanos no programa de patrocínios culturais incentivados da Oi.
Sobre o Programa
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011 destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. O objetivo da iniciativa é estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis até 13 de dezembro no site www.oifuturo.org.br. Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto. Mais informações no telefone: 0800-0953099 (ligações gratuitas de telefones fixos, de segunda a sábado, das 8h às 20h).
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.