Agenda Rondônia 2020: ações para desenvolvimento de Rondônia

Agenda Rondônia 2020: ações para desenvolvimento de Rondônia

Agenda Rondônia 2020: ações para desenvolvimento de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A proposta do Sistema FIERO foi divulgada aos empresários e à imprensa, durante a FEIRON INTERNACIONAL 2010, na sede da Casa da indústria, em Porto Velho e se baseia no conjunto de ações que vai dotar Rondônia da infraestrutura necessária para o crescimento do Estado na próxima década.  
 
Para a elaboração da Agenda Rondônia 2020, explicou o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, houve a preocupação de reunir, sobretudo, as percepções e expectativas de investimentos do setor produtivo, identificando as grandes obras estruturantes que vão consolidar o Estado como uma das economias mais atrativas da América do Sul. Ele também citou que as perspectivas de progresso ganham ainda mais força com os diversos modais para o transporte da produção e que, igualmente, estão a favor do Estado. “A Agenda está sendo lançada no momento em que são concluídas as obras da Saída para o Pacífico, novo corredor de integração entre Rondônia e países andinos. Um sonho de 18 anos, idealizado pelo ex-presidente do Sistema FIERO, Miguel de Souza”, destacou o presidente do Sistema FIERO. 
 
Na ocasião, autoridades políticas, a classe empresarial, representantes de órgãos públicos estaduais e federais, analisaram e definiram os modais de transporte de carga, conforme a viabilidade logística regional. A preocupação do Sistema FIERO em classificar os modais de transporte norteou a discussão que envolveu também a apresentação da 2ª fase do Projeto Norte Competitivo pela consultoria contratada pela FIERO e Confederação Nacional da Indústria (CNI), material exposto que resumiu o mapeamento da cadeia produtiva e a infraestrutura do transporte de cargas que favorece a competitividade internacional.
 
Um dos projetos que consta na Agenda Rondônia 2020 é a Hidrovia do Madeira. Conforme a explanação do superintendente do Sistema FIERO, Gilberto Baptista, a Hidrovia está entre os quatro projetos mais rentáveis da região amazônica como modal funcional e de baixo custo que projeta o desenvolvimento para o estado. A partir de então, sugere-se o aumento da participação de modais mais baratos, visto que o hidroviário surge como alternativa eficaz e equivale a 20% do custo do rodoviário. Este último ainda domina, com 67¨% do volume do transporte, o grande eixo de movimentação de cargas no Brasil, é o mais caro, ficando atrás apenas do aéreo.
 
Segundo Baú, a Hidrovia do Madeira terá importância ainda mais estratégica e audaciosa, com a construção das eclusas do complexo energético do Rio Madeira, que possibilitará um corredor bimodal do Caribe ao Rio da Prata. Durante a discussâo acerca do tema, foi apontada a melhor utilização da Hidrovia e a necessidade da construção do novo terminal portuário em Porto Velho.
 
Também estão na pauta da nova proposta do Sistema FIERO, a construção das Ferrovias Ferronorte e Leste Oeste, a restauração completa da BR-319 (Saída para Atlântico), a conclusão da ponte sobre o Rio Madeira (BR-364), as construções das pontes sobre os Rios Abunã (BR-364) e Mamoré (Guajará-Mirim). As obras representam saídas eficientes ao transporte de cargas.
 
A iniciativa do Sistema FIERO, concluiu Denis Baú, sinaliza a contribuição para a identificar as alternativas logísticas eficazes ao fortalecimento da indústria rondoniense e o comprometimento do setor produtivo para fazer de Rondônia um Estado ainda mais competitivo, já consolidado como a nova fronteira do progresso.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS