TRÂNSITO - A culpa é sua, ou minha? – Por Vinícius Canova

TRÂNSITO - A culpa é sua, ou minha? – Por Vinícius Canova

TRÂNSITO - A culpa é sua, ou minha? – Por Vinícius Canova

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acidentes é o que mais se vê em Porto Velho, ultimamente. Fala-se em muito em sinalização ? ou no caso, a falta dela ?, fala-se em trânsito carregado, ruas esburacadas, e tantos outros problemas que contribuem para que a capital do Estado de Rondônia tenha índices (perdoe-me a palavra esdrúxula e em desuso), alarmantes.
 
Ano passado, a pressão foi tanta em cima da atual secretária titular da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Fernanda Moreira, que em sabatina realizada no Ministério Público de Rondônia, foram dados prazos e cobrados resultados imediatos.
 
Em entrevista a uma rádio da capital, a Secretária disse que ?os transtornos por que passa a capital porto-velhense é fruto de um emaranhado de mudanças necessárias para que possamos usufruir, muito em breve, de um instante melhor?.
 
Fora isso, no mês de agosto, ainda disse que R$ 5 milhões seriam destinados à capital para melhorar o trânsito, principalmente no quesito: sinalizações. Estamos no mês de novembro, três meses depois, e até agora, nada.
 
Agora, sejamos sinceros: de quem realmente é a culpa? Podemos contar mesmo com a possibilidade de que sempre o poder público irá exercer todas as melhoras que necessitamos para nós em nosso dia-a-dia, ajudando a preservar a minha e a sua vida, sem fazer esforço algum? Não contem com isso.
 
Nas mãos das pessoas erradas, que esqueceram de alinhar a idade mental à idade física, um carro, uma moto, ou até mesmo uma bicicleta (por que não?) podem ser armas letais, e estão aí todos os dias as notícias que preenchem o rol de desastres do Estado de Rondônia.
 
É muito mais fácil apontar o dedo indicar para a Secretária de trânsito ou até mesmo a Prefeitura (para os que preferem culpar à esmo), e ignorar os bêbados, drogados, irresponsáveis e mauricinhos que andam pra cima pra baixo sem nenhum pudor, cometendo crimes ? ou andando livres até que cometam algum?, e tendo a certeza da impunidade.
 

É óbvio que não podemos deixar de cobrar. Afinal de contas, o máquina político-administrativa está aí para que o nosso dinheiro retorne em forma de benfeitorias públicas. Entretanto, antes de reivindicarmos os nossos direitos, é bom que comecemos a avaliar o nosso comportamento: apesar do jargão ser clichê e soar bobo, para ter direito, tem que cumprir seus deveres de cidadão, e agir com sabedoria e bom senso é um bom começo, a não ser que você queira para toda ocasião, caçar um culpado que não você mesmo.

 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS