ENEM pode não ser requisito para ingressar nas Universidades Federais em 2010

ENEM pode não ser requisito para ingressar nas Universidades Federais em 2010

ENEM pode não ser requisito para ingressar nas Universidades Federais em 2010

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que aconteceu no último final de semana envolve muitas dúvidas em relação a validade das provas. O Enem coloca à disposição dos candidatos o preenchimento de pelo menos 48.458 vagas em 36 universidades federais que dependem exclusivamente do resultado das provas. Criticas envolvendo as decisões judiciais que mantém o exame suspenso podem causar problemas também em programas sociais do governo que oferecem vagas nas entidades públicas e privadas de Ensino Superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI)
 
As universidades que dependem do Enem para preenchimento das vagas já cogitam usar somente as notas dos vestibulares, desconsiderando o Exame Nacional. Isso porque, ao contrário do ano passado, quando aconteceu o novo modelo de aplicação das provas, onde ocorreu o vazamento do gabarito, houve um processo inteiramente controlado pelo Ministério da Educação (MEC), desta vez a decisão se o resultado das provas será válido ou não depende do parecer da Justiça.
 
Após disponibilizar um endereço eletrônico para receber queixas dos estudantes que se sentiram prejudicados pelas falhas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, a Defensoria Pública da União (DPU) recebeu 3.394 reclamações até está última quarta-feira, a maioria delas foi sobre a falta de informações por parte dos fiscais, e sobre como proceder diante da troca percebida nos cartões de resposta do caderno de provas de amarela.
 
Em outubro deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) chamou atenção para a necessidade de uma maior segurança e cobrava que as instituições públicas de ensino superior fossem as responsáveis pela organização e aplicação do exame.
 
Os candidatos que se sentiram prejudicados por problemas com o cartão de respostas poderão fazer suas reclamações através do envio de um requerimento para o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que é responsável pelo Enem, para que posso ser feita uma nova correção das provas. O prazo para os alunos procurarem este recurso vai até o dia 16 de novembro.

Enem Rondônia
 
O Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em conversa com o procurador da República de Rondônia, Ercias Rodrigues disse que, caso o Enem seja anulado, a universidade adotará providências para que o exame não prejudique o vestibular e nem o calendário letivo da Unir. O procurador informou que as questões sobre o Enem estão sendo tratadas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), em Brasília. Segundo Ercias Rodrigues, as unidades do MPF nos estados estão recebendo as queixas dos alunos sobre o Enem e encaminhando para a PFDC.
 
A Gerencia de Apoio Controle e Avaliação da Secretaria do Estado de Rondônia (GACA/SEDUC) é responsável somente pela divulgação dos resultados das provas no estado.
De acordo com a gerente deste setor, Maria de Fátima Rodrigues, disse que até o momento não houve reclamações dos candidatos que prestaram o Enem no estado de Rondônia, mais caso tenha, os alunos podem realizá-las através do endereço disponibilizado pelo Inep.
O e-mail disponibilizado é enem2010@dpu.gov.br. A Defensoria Pública da União (DPU) recomenda que os estudantes encaminhem também cópia da carteira de identidade no anexo da mensagem virtual ou pelos Correios.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS