O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), realizou na noite de ontem (14), no auditório da Eucatur, um coquetel de lançamento do Leilão Direito de Viver - edição 2010, em prol do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), com objetivo de fazer uma chamado à sociedade para doar e participar do leilão marcado para acontecer no próximo dia 20 de novembro, no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Oitenta por cento do valor arrecadado será doado ao HCB, e os outros 20% irão para o Hospital Daniel Comboni, em Cacoal . O evento aconteceu com a adesão de empresários, da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), da Cooperativa de Crédito Ji-Cred, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Rural de Rondônia (ARR), Fibra Comunicação e sociedade civil organizada.
De acordo com a coordenadora do Hospital em Ji-Paraná, Silvia Cristina Chagas, só no último ano 1.236 rondonienses foram atendidos pela equipe em Barretos, destes, 151 pessoas de Ji-Paraná. Todo o tratamento oferecido pelo HCB é gratuito.
“Acreditamos que Ji-Paraná vai mostrar um belo exemplo de solidariedade em retribuição a todo serviço prestado pelo HCB a nossa comunidade. O lançamento de mais uma edição do leilão é uma dessas formas de envolver a comunidade e os meios de comunicação para aderir a causa e fazer uma grande corrente de solidariedade”, enfatizou.
O evento aconteceu com a adesão de empresários, da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), da Cooperativa de Crédito Ji-Cred, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Rural de Rondônia (ARR), Fibra Comunicação e sociedade civil organizada.
O Leilão
Nomeado pelo GAPC como coordenador do Leilão “Direito de Viver 2010”, Norberto Amaral, explicou a todos a dinâmica de doação. “Pedimos que seja doado gado para que possamos realizar o leilão e arrecadar o maior valor possível para doação. Mas também aceitamos outros tipos de doação. Temos uma conta corrente onde podem ser realizados depósitos. Quanto a objetos, estaremos leiloando tudo o que nos for doado e agradecemos muito toda a solidariedade do povo ji-paranaense”, explicou.
A conta corrente disponível é de número 49.017-2, agência 0951-2, Cooperativa Ji-Cred. Para maiores informações, está disponível o número (69) 9249-0100.
HCB
Equipado com os mais sofisticados equipamentos necessários para prevenção, diagnóstico e tratamento, o Hospital conta hoje com uma equipe médica altamente qualificada e transmultidisciplinar. No total são 200 médicos e mais de 1.800 funcionários que atendem 1.342 municípios dos 27 Estados do Brasil, fechando 3 mil atendimentos/dia, 100% via SUS. “É importante ressaltar que apesar do déficit mensal em torno de R$ 4.200.000,00 (quatro milhões e duzentos mil reais), o hospital mantém suas portas abertas, graças ao apoio e à solidariedade de inúmeras cidades que se organizam para dar as condições financeiras que a instituição necessita, ações como essa praticada pelo GAPC”, acrescentou Silvia Cristina.
Outros dados
Para acolher os pacientes que não podem se hospedar em hotel, o GAPC mantém desde outubro no ano passado uma casa de apoio que atende atualmente 30 pessoas de Ji-Paraná. O hospital mantém 13 alojamentos para adultos com toda infra-estrutura para mais de 650 pessoas e dois alojamentos especiais para crianças. Diariamente, seis mil refeições são servidas além de dois mil quilos de roupas lavadas.