Instituições parceiras de apoio a empresários e empreendedores funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 12h
Muitas pessoas deixam de recolher obrigações fiscais, perdem descontos em pagamentos dentro, ou antes, do prazo e até mesmo desistem de abrir um negócio em função do horário dos serviços públicos. Trata-se do Shopping Cidadão, onde funciona a Central Fácil.
Através da Central Fácil, que reúne atendimento da Junta Comercial, do Corpo de Bombeiros, da prefeitura de Porto Velho e do Sebrae – as entidades funcionam das 8h às 19h, uma hora além do expediente normal do serviço público convencional – o cidadão empreendedor pode providenciar tudo o que precisa.
Situado à avenida Sete de Setembro esquina com as ruas Irmã Capelli e General Osório, no centro de Porto Velho, o Shopping Cidadão - no prédio do antigo Beron -conhecido por facilitar o acesso à cidadania, é aliado também do empreendedorismo.
“Muita gente, inclusive empresários, deixam de tomar uma decisão por pensar que tudo está parado depois do expediente público, que termina às 14 horas”, constata Jayna Aldacir Couceiro Soares, do Sebrae/RO.
Gerente da Central Fácil pelo Sebrae, Jayna Soares salienta que “os mesmos serviços obtidos diretamente na Junta Comercial, na prefeitura (secretaria de Fazenda), no Corpo de Bombeiros e no Sebrae estão disponíveis na central”. Detalhe curioso lembrado por ela é que, no período da tarde, todos os dias úteis da semana, os guichês de atendimento das entidades da central estão à disposição mas quase ninguém os procura.
Serviços
Junta Comercial – emissão de certidões (simplificada e específica); autenticação de processos de abertura, alteração e baixas de empresas digitalizadas; autenticação de livros mercantis; análise e julgamento de processos; pesquisa de nome empresarial; protocolo e recebimento de documentos; emissão de taxas da Junta (dare), consulta processual; e liberação de CNPJ e inscrição estadual.
Corpo de Bombeiros – emissão de taxas de vistoria e de certificado de vistoria. Prefeitura – Semfaz – emissão de nota fiscal avulsa (IPTU, taxa de recolhimento de lixo e outros tributos); cadastro de produtor rural e emissão de notas fiscais do produtor; e alvará de funcionamento.
Sebrae – informações sobre abertura e legalização de empresas; linhas de financiamento; empreendedor individual; marcas e patentes; franquias, elaboração de projeto econômico financeiro; agenda de palestras gerenciais; dicas de consultorias; e produtos Sebrae.