Além da Feira do Porto excepcional, que será realizada terça feira (12) na praça Aluisio Ferreira, em comemoração ao Dia das Crianças, a prefeitura prepara uma manhã de lazer especial para os alunos das escolinhas desportivas. A festa organizada pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (Semes), será no Parque Circuito e promete reunir 600 crianças de 7 a 14 anos que fazem parte das escolinhas.
O secretário Marinho Melo salienta que haverão brincadeiras diversas, brindes, jogos, pula-pula e distribuição de sorvetes, picolés e lanches à todos. A prefeitura também disponibilizará o transporte para as crianças, neste dia. “Será uma manhã toda especial preparada exclusivamente para os alunos de nossas escolinhas. O foco dessa ação é a integração e inclusão social”, disse o secretário.
Marinho Melo lembrou que em 2009 a prefeitura também promoveu uma festa para as crianças de um modo geral no Parque da Cidade, com diversas atrações e brindes. “Este ano decidimos fazer diferente e atender o público infantil que está mais próximo de nós, que são os alunos das escolinhas desportivas, e as outras crianças irão para a praça Aluisio Ferreira”, completou.
A prefeitura, através da Semes, mantém 19 escolinhas desportivas em diversos pontos da capital. Elas funcionam nos bairros Esperança da Comunidade, Caladinho, Paraíso, Mariana, Jardim Eldorado, São João Batista, Três Marias e Nacional, dentre outros. Cada uma delas tem estrutura própria, com professores de educação física, monitores e materiais esportivos. Um dos critérios para se matricular na escolinha é estar estudando e tirando boas notas.
Segundo o secretário, o principal objetivo da prefeitura é tirar esses meninos e meninas da situação de vulnerabilidade social, expostos ao crime e as drogas. “Aqui, não ensinamos apenas futebol, basquete, vôlei, handebol e natação. Nós formamos cidadãos”, afirma Marinho Melo. Ele destaca a atenção especial que o prefeito Roberto Sobrinho tem para com essas crianças e o esporte de um modo em geral.