A secretaria municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo (Semdestur), recebeu os primeiros resultados do convênio de cooperação técnica firmado entre a prefeitura de Porto Velho e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), sobre o comércio no Shopping Popular Rio Madeira. O ato foi realizado na manhã desta quinta-feira, 07, na sede da Federação das Indústrias e Comércio do Estado de Rondônia (Fiero). O diagnóstico chamado de ‘T-zero’, é o primeiro de uma série que deverá ser realizado de seis em seis meses, o próximo é o ‘T-1’ e assim sucessivamente. O convênio foi assinado em agosto deste ano, com o propósito de tornar o comércio do Shopping realmente popular e atrativo. A pesquisa foi realizada por amostragem junto aos micros empreendedores e os consumidores. Segundo dados levantados, a maioria dos clientes aprovou a localização do Shopping, a qualidade e os preços dos produtos, também foram diagnosticados pontos a serem revistos, “o prefeito Roberto Sobrinho, sempre defendeu que o Shopping Popular tem que ser realmente popular, e para isto tem realizado várias ações, inclusive estrutural, o prédio do Shopping é um exemplo disso. Ele foi estruturado para reunir e capacitar os micros empresários para trabalharem associados, também foram adotadas medidas estratégicas como, as linhas e paradas de ônibus urbano e rural, próximo do Shopping, para facilitar a visitação do público”, destacou José Gadelha, secretário Semdestur.
Mais ações
Nesta quinta e sexta feira, 07 e 08, está sendo ministrado no prédio do Centro de Formação, um curso específico para os micros empreendedores que trabalham com a preparação de alimentos. O curso é sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação que tem como objetivo estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições de higiene sanitária do alimento preparado. “Com o curso esses profissionais poderão oferecer um produto ainda melhor para os clientes e ainda, terão menos perdas e mais lucros em seus negócios”, acrescentou o secretário.
Nos próximos dias 11 e 15 de outubro, está sendo aguardada a presença do consultor do Sebrae Nacional, Murici, que é o criador da Metodologia de Modernização de Mercados e Feiras Populares. Este método está sendo aplicado em todo País e será trabalhado junto aos micros empreendedores do Shopping Popular. Primeiro será feito um diagnóstico sobre a rotina geral do Shopping para que o método de modernização seja aplicado. Este método trabalha com três princípios: melhorar o faturamento; aumentar o fluxo de pessoas no Shopping e a satisfação dos clientes.