O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Ministério Público de Rondônia, através da Promotoria de Justiça de Jaru, participam a partir de hoje da quarta edição da Expoleite - Exposição de Gados Leiteiros de Jaru e região para conscientizar os produtores rurais acerca da necessidade de conservação das matas ciliares do município. “Considerando que estarão presentes proprietários de imóveis rurais de Jaru, Governador Jorge Teixeira e Theobroma, localizados dentro da bacia do rio Jaru, o Ministério Público solicitou uma oportunidade de falar com esse público e repassar-lhes a importância da conservação do rio e seus afluentes, bem como informar acerca de medidas urgentes que precisam ser adotadas”, explica Adilson Donizeti de Oliveira, promotor de justiça.
Em palestra nesta quarta-feira (06/10), às 19h, a coordenadora operacional do Sipam, Ana Cristina Strava, irá apresentar aos produtores o programa Probacias, que visa a recuperação de matas ciliares e dos mananciais de abastecimento de água de Rondônia e conta com o envolvimento de diversos órgãos públicos do estado. Hoje o rio Jaru já apresenta redução em seu potencial hídrico devido ao mau uso do solo e pesquisas já apontam um futuro ainda mais grave, caso a população não se engaje em sua proteção. “A dificuldade no abastecimento de água no município pode, inclusive, trazer consequências econômicas aos produtores de leite, por isso, a necessidade de sensibilizá-los”, revela Ana Cristina.
A 4ª Expoleite é promovida pela Associação Agrorual de Jaru (Cooaja) e acontece de quarta a domingo (06 a 10 de outubro), no Parque da Associação.