Prefeitura de Ji-Paraná inicia limpeza no Igarapé Pintado

Os servidores da Prefeitura Municipal iniciaram a desobstrução do Igarapé Pintado, localizado no Segundo Distrito de Ji-Paraná. O igarapé nasce nas imediações da T-13 e deságua no Rio Machado, no Bairro Duque de Caxias. Vinte e três homens da Secretaria M

Prefeitura de Ji-Paraná inicia limpeza no Igarapé Pintado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os servidores da Prefeitura Municipal iniciaram a desobstrução do Igarapé Pintado, localizado no Segundo Distrito de Ji-Paraná. O igarapé nasce nas imediações da T-13 e deságua no Rio Machado, no Bairro Duque de Caxias. Vinte e três homens da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e dois caminhões estão recolhendo os mais diversos tipos de entulhos no leito e no igarapé. Segundo Edmilsom de Almeida, responsável pelo setor de limpeza da Semosp, foram encontrados animais mortos, geladeiras, fogões, televisores, além de galhos e outros eletrodomésticos. A limpeza deveria contar com a participação da comunidade que não compareceu para ajudar no serviço.
O município de Ji-Paraná possui dois rios principais, várias nascentes que formam um cenário lindo, porém problemático. Aliam-se a estas características um solo arenoso e terreno encharcado que facilitam a erosão. E somado a tudo isso, existe a falta de informação da população que constrói em áreas não edificáveis, ocasionando alagamento e problemas para a administração municipal e para a própria comunidade. O alerta vem do Secretário Municipal de Obras, Assis Canuto, que lembra a lei de preservação de áreas próximas a igarapés e rios. Pela lei federal devem ser respeitados 15 metros dos leitos de córregos e igarapés e 60 metros dos rios, para só depois iniciar as construções. Além do Igarapé Pintado, que passa pelos bairros São Francisco e Duque de Caxias, existem outros mananciais e córregos que 
podem gerar problemas nos bairros Val Paraíso, Primavera, São Francisco, Presidencial II, Novo Ji-Paraná, Novo Urupá, Geraldo Alvin, Riachuelo, São Cristovão, Parque dos Pioneiros e Jorge Teixeira.
Assis Canuto informou que a Prefeitura Municipal já enviou um projeto ao Governo Federal para retificar e canalizar o Igarapé Pintado. O projeto prevê a conclusão dos trabalhos em três etapas. “Na primeira etapa será realizado o trecho da nascente até a K-5, cruzamento com a T-5”, disse o secretário, acrescentando que o projeto está em fase de análise. Canuto frisou ainda que tão logo seja concluída a limpeza do Pintado, os serviços da Semosp serão concentrados no Córrego 2 de Abril. E finalizou convidando a comunidade a conhecer as leis que disciplinam as construções em Ji-Paraná. “Desta maneira vamos evitar problemas futuros e transtornos para a comunidade e a administração Municipal”, concluiu o secretário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS