Com um ano e meio de instalação no Estado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participa pela primeira vez da FEIRON 2010 Internacional
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia foi criado pela Lei Federal No. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que nasceu da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO. Sendo que a Escola de Colorado do Oeste foi criada através da Lei n.º 8.670, de 30 de junho de 1993.
O IFRO conta hoje com 6 campus localizados nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Vilhena e Cacoal. Atualmente atende 1.835 alunos e possui 324 servidores ativos. A instituição possui uma Reitoria instalada em Porto Velho e oferece Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, Subseqüentes (pós-médios) e PROEJA, além de Cursos Superiores de Tecnologia e Cursos de Formação Inicial e Continuada (qualificação profissional).
A educação profissional, na concepção presidente da FIERO, Denis Baú, está diretamente ligada à indústria e ao desenvolvimento do estado de Rondônia. “A Federação está de portas abertas para a união de esforços de toda sociedade acerca da profissionalização dos jovens e adultos.”, falou.
Baú destacou a importância da participação do IFRO em um evento como a FEIRON. “Agrega valor, pois a educação profissional é vital para o fortalecimento da nossa indústria em todos os seus segmentos produtivos. A iniciativa do Instituto, que pela primeira vez participa da Feira Internacional da Indústria, engrandece ainda mais nosso evento e o nome de Rondônia”.
De acordo com o reitor do IFRO, Raimundo Jimenez o Instituto vai expor seus cursos, suas realizações no campo da educação profissional e tecnológica e suas perspectivas de atuação no contexto de desenvolvimento do Estado de Rondônia e da região.
Para Jimenez, a FEIRON oferece excelente oportunidade de diálogo com a sociedade como um todo, setor produtivo nacional e internacional e setor educacional. “O Instituto Federal atua na formação de profissionais para a área industrial e está sintonizado com os projetos de desenvolvimento regional. Por esta razão, participar da FEIRON é uma excelente oportunidade para que o IFRO possa mostrar seus objetivos e suas metas, tanto para a população de Rondônia como para outras unidades, nacional e internacional”, enfatizou.