A internet, que antes era de acesso de poucos, agora será realidade para as famílias de Ariquemes que não possuem condições de pagar. Inicialmente o fornecimento do sinal wireless (Rede sem fio, que não necessita de cabos para conectar a Internet) será nos Setores 09 e 10 e Centro Comercial da cidade, trata-se ainda de um “Projeto Piloto”, que em breve será ampliado para todo perímetro urbano do município.
A primeira etapa do Programa Internet Comunitária consistirá para o processo de seleção o cadastramento das famílias, feito através de análise socioeconômica. Para usufruir desta comodidade em casa, os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, que atende na Avenida Jamari, 4615, no Setor 02.
A renda familiar não poderá exceder a um salário mínimo e meio, renda esta, que deverá ser comprovada por meio de análise da documentação anexada ao cadastro, xérox dos documentos pessoais e comprovante de residência.
O Prefeito Márcio Raposo falou sobre a importância desse audacioso Projeto Infovia, que também é a internet gratuita. “Este programa de inclusão social é muito importante para o município, que além de democratizar o acesso à rede também proporciona o sentimento de conquista ao povo de Ariquemes”.
“O fornecimento do sinal de internet será na frequência de 2.4 GHZ e a Prefeitura não fornecerá equipamentos, suporte de instalação para as famílias selecionadas. A contratação desses serviços ficará a critério do usuário com a disponibilidade de equipamentos instalados em suas residências, podendo ser interrompido a qualquer tempo, em virtude de problemas técnicos e outros”, explica o coordenador do Programa Ariquemes Digital.com, Eduardo Abreu.
Além disso, a Prefeitura de Ariquemes, desde 2005 através do Programa Infovia, também implantou as 13 câmeras de seguranças, controladas pela Central de Monitoramento e agora o acesso à informação, por meio das redes sem fio.
“Vamos mudar a vida de muita gente com essa ferramenta. Os jovens vão melhorar suas condições de estudo e acesso à informação. A internet é uma revolução mundial e não é justo que somente aqueles que têm condições financeiras possam acessar. A grande preocupação nossa é disbribuir o sinal wereless para os Bairros mais populares da cidade”, ressaltou o Prefeito.