Os técnicos do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE- RO) estiveram, na última sexta-feira (24), na Farmácia Básica, que é um programa social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena (Semusa). A visita faz parte do cronograma da auditoria de equidade desencadeada na última semana, por solicitação da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE, em Vilhena.
Na Farmácia Básica, os técnicos fizeram a conferência dos medicamentos que o estabelecimento deve conter, conforme a legislação vigente, para oferecer à população carente. Também foram verificados o quantitativo, o armazenamento adequado e a forma de distribuição dos remédios às pessoas que procuram o serviço.
A equipe técnica, que encerra seus trabalhos no próximo sábado (2), ainda vai averiguar os programas Fomentação de Emprego - Geração de Renda e Casa da Gestante e, ainda, visita “in loco” as atividades desenvolvidas no Programa de Atendimento à Terceira Idade. Todos esses programas são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).
Segundo o coordenador dos trabalhos, Leonardo Emanoel Monteiro, a visita ao Programa de Atendimento à Terceira Idade consiste em verificar as instalações da academia que atende os idosos e se todos os trabalhos propostos pelo programa são, de fato, desenvolvidos.
Dentro do Programa de Apoio à Gestante, os técnicos do TCE vão analisar se as mulheres grávidas estão participando do curso de produção de kits de enxoval para bebês e se são oferecidas a elas as palestras de orientação propostas pela Semas.
Para finalizar, a equipe técnica do Tribunal de Contas fará trabalho de campo nos bairros, com aplicação de questionários para averiguar a satisfação das famílias integrantes do Programa de Geração de Renda. Encerrada a auditoria, os técnicos vão elaborar o relatório final, que será encaminhado ao relator das contas do município de Vilhena, conselheiro Francisco Carvalho da Silva.