Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho –participaram do evento anual denominado SIPAT Corporativa, que compreende uma semana interna de ações visando a prevenção de acidente de trabalho. Neste ano, o IV SIPAT Corporativa foi desenvolvido de 13 a 17 de setembro, na Telemont Engenharia de Telecomunicações S.A.
Orientadas pelos professores Gustavo Gripp e Viviane Kuroda, os acadêmicos de fisioterapia da FIMCA mais uma vez desenvolveram atividades práticas e educativas, como a ginástica laboral, através do método ISO-STRETCHING. Com esta técnica foi possível ensinar e demonstrar alguns alongamentos e exercícios que têm a finalidade de prevenir e corrigir as alterações músculo-esqueléticas e problemas de posturais.
O que é ISO-STRETCHING?
É um método de ginástica postural criada pelo Kinésithérapeute Bernard Redondo, que atua na musculatura profunda, responsável pela manutenção da postura.
O ISO-STRETCHING será um treinamento físico e uma aprendizagem postural, daí seu interesse nas algias mecânicas crônicas e como base de toda atividade esportiva.”
Ao final da semana de evento, os acadêmicos do curso ministraram uma palestra informativa, com o tema “Ergonomia no Trabalho”. O objetivo da palestra foi advertir quanto a necessidade de cuidados com a saúde do trabalhador, redução dos indíces de acidentes de trabalho; sugerir a ginástica laboral como atividade preventiva e esclarecer sobre a atuação do fisioterapeuta na ergonomia empresarial.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da FIMCA, profa. Msc. Silvia Mendonça, esta é uma atividade que beneficia a todos os envolvidos. “o trabalho beneficia não somente a empresa que nos convida, mas também para o nosso curso, pois os nossos acadêmicos têm a oportunidade de comprovar a teoria trabalhada em sala de aula, através da elaboração e execução de programas como este. Além de disso, nos permite arcar com nossa responsabilidade social enquanto instituição de ensino superior, ofertando à sociedade uma parcela de contribuição do curso de fisioterapia”.