A prefeitura de Porto Velho promove nesta sexta-feira (24), passeio com motocicletas para marcar o fim das atividades da Semana Nacional do Trânsito. O evento está sendo organizado pela secretaria municipal de transportes e trânsito (Semtran), em parceria com a empresa Máster Motos. N a ocasião, haverá o sorteio de uma moto zero quilômetro.
De acordo com o coordenador municipal de trânsito, Rogério Viana, os motociclistas irão se concentrar às 17 horas, na Avenida Amazonas com Rua Cinco, bairro Agenor de Carvalho. Logo após, seguem para o Parque da Cidade, na Avenida Calama, zona Norte, onde participam de palestra com o tema “segurança em duas rodas”, em seguida haverá o sorteio de uma motocicleta e dez capacetes. Os convites para o passeio serão distribuídos durante as ações nas ruas da capital.
Viana informa ainda, que o objetivo do passeio é trabalhar a conscientização dos motociclistas. “As estatísticas demonstram que os maiores índices de acidentes no Brasil, envolvem motocicletas e os números variam de 40 a 60%, daí a importância de ser trabalhado o comportamento do cidadão”, explica.
Outras atividades
Desde o último sábado (18), a prefeitura vem realizando uma série de atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, todas com foco para a educação e conscientização. “Trabalhamos principalmente com palestras nas escolas e blitzs educativas”, disse. Os temas principais temos a chamada “lei da cadeirinha”, que entrou em vigor recentemente em todo país, o uso do capacete e do cinto de segurança.
Conforme dados divulgados pela Semtran, o não uso do cinto de segurança é a terceira causa de mortes no Brasil, só perde para infarto e câncer.
Pontos críticos
O coordenador de trânsito informa que, em Porto Velho existem dois mil pontos críticos, mas a maioria dos acidentes acontece nos cruzamentos com semáforos, reflexo do comportamento dos condutores que não respeitam a sinalização. Dentre esses pontos críticos, Viana cita as confluências das Avenidas Rio Madeira com Calama, Marechal Deodoro e Rogério Weber com Sete de Setembro.