Terminou no mês de setembro a série de cursos Sebraetec de culinária regional promovidos pela parceria entre Sebrae e Senai em quatro cidades rondonienses. Cerca de 80 profissionais da área de alimentação das cidades de Jaru, Machadinho, Ariquemes e Cujubim foram capacitados.
A ação da modalidade Sebraetec tem por finalidade buscar possíveis soluções para necessidades e problemas tecnológicos detectados, comuns a grupos de empreendedores e/ou de empresas de pequeno porte, através de atendimentos coletivos. No caso da culinária regional o modelo foi aplicado com objetivo de atender os segmentos de nutrição, turismo e hotelaria, entre outras que atuam na preparação de alimentos.
Para a gerente da unidade regional do Sebrae em Ariquemes, Franciluci Santana do Nascimento, o treinamento ressaltou a culinária da região. “Conseguimos enriquecer e agregar valor aos produtos com princípios básicos de higiene além é claro, de ensinar a fazer novos pratos à base de produtos oferecidos na região”, considerou Franciluci.
A culinária regional apresenta peculiaridades que trazem requintes ao estabelecimento comercial que a oferece. Cada participante possui potencial no desenvolvimento de pratos regionais. Através das 20 horas aulas os membros do treinamento equalizaram seus conhecimentos e desenvolveram novas técnicas culinárias. As prefeituras dos quatro municípios foram parceiras na realização dos eventos.