Nove municípios de Rondônia estão em fase de conclusão das obras de estradas na zona rural, em áreas de assentamentos. A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Rondônia, está construindo e recuperando estradas vicinais nos municípios de São Francisco do Guaporé, Alvorada do Oeste, Theobroma, Buritis, Campo Novo, Machadinho do Oeste, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho.
São aproximadamente 350 km de construção ou recuperação de estradas, que vão beneficiar diretamente 1.747 famílias nos projetos de assentamento (PA) Gogó da Onça, Cautarinho e Sagrada Família, em São Francisco do Guaporé, Martim Pescador, em Alvorada do Oeste, Antônio Conselheiro, em Theobroma, PA’s Jatobá, São Domingos, São Pedro e São José, em Buritis, PA’s Altamira e São Carlos, em Campo Novo, Lajes e Santa Maria II, em Machadinho do Oeste.
Em Candeias do Jamari serão beneficiadas as famílias dos PA's Jequitibá e Flor do Amazonas I, II e III, em Nova Mamoré, os PA’s Esmozina Pinho, Francisco João e Ivo Inácio, em Porto Velho, os PA’s Joana D’Arc I, III e Rio Madeira.
O investimento do órgão nas estradas de Rondônia neste ano é de R$ 9,3 milhões. A abertura das estradas nos assentamentos proporciona o acesso a outros benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária, especialmente o Crédito Instalação. Com a conclusão das obras, as famílias assentadas pelo INCRA poderão acessar essa modalidade de crédito para a construção ou melhoria de suas moradias.