Empresários de microempresas e empresas de pequeno porte tiveram a oportunidade de tirar na última sexta-feira (10) dúvidas quanto às dificuldades encontradas para a obtenção de crédito junto à CEF (Caixa Econômica Federal). Os esclarecimentos foram feitos durante a participação da instituição na agenda de palestras gratuitas organizada pelo Sebrae sobre acesso ao crédito.
Carlos Fernandes, gerente regional da superintendência da Caixa informa que as principais dificuldades aos tomadores de empréstimos, tanto para capital de giro como para investimento, continuam a se a situação cadastral e a falta de garantias.
A Caixa Econômica Federal dispõe, atualmente, de duas linhas de crédito para micro e pequenas empresas que tenha um ano de constituição e faturamento para obter financiamento para capital de giro e investimento fixo – financiamento de máquinas e equipamentos, através do Finame, e o Proger, que além dos dois setores, custeia ainda investimentos em melhoria e infraestrutura.
“Não existe limite de cifras a serem financiadas. A diferença está no fato de que, no caso do Proger, como os recursos são oriundos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), a limitação é a dotação orçamentária de acordo com os investimentos feitos”, explica Fernandes. Ele falou logo depois da apresentação feita pela economista Inácia Dias de Lima, do Sebrae.
Primeiro banco
Minutos antes de iniciar a palestra, o gerente da Caixa anunciou que a instituição abrirá dentro de poucos dias uma agência na região leste da cidade, “situada à rua Alexandre Guimarães, um antiga reivindicação de empresários e moradores daquela região”. Com essa agência, a Caixa será o primeiro banco a estar fisicamente na região.
Com a abertura dessa agência, a Caixa amplia sua abrangência regional para 14 agências em Rondônia, instaladas em Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena e Rolim de Moura, sendo que cada Agencia da Caixa do interior do Estado funciona como agencia regional, com a abrangência de vários municípios. Dessa forma, a atuação do Banco tem abrangência nos 52 municípios da Estado de Rondônia.
Fernandes elogiou a iniciativa do Sebrae em promover as palestras, que tiram dúvidas importantes do público-alvo. É uma consultoria mesmo, garantindo às empresas meios de obtenção de crédito.