PECUÁRIA - Concurso leiteiro premiou produtora de Cacaulândia

PECUÁRIA - Concurso leiteiro premiou produtora de Cacaulândia

PECUÁRIA - Concurso leiteiro premiou produtora de Cacaulândia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Orientação e conscientização dos produtores sobre a importância da qualidade do leite na cadeia agroindustrial de lácteos foram os pontos fortes do evento
 
No período de dois a cinco de setembro aconteceu em Cacaulandia, interior de Rondônia, a Feira Agropecuária do município. Durante o evento foi realizado pela Emater e Seagri o Concurso de Gado Leiteiro entre os produtores leiteiros da região que procurou divulgar o setor e suas técnicas de produtividade.
 
A grande vencedora do concurso foi a produtora rural Devanilda Romanini, moradora da zona rural de Cacaulândia, com a vaca Paraguaia de raça Cruzada e uma produção diária de 30 kilos de leite. A pecuarista conta que aumentou e melhorou seu rebanho leiteiro através de sua participação no Projeto de Leite e Derivados, desenvolvido pelo Sebrae e parceiros nas cidades de Mirante da Serra e Cacaulândia.
 
Segundo Devanilda, sua produção antes de participar do projeto em 2008 era de 30 litros diários. Atualmente a pecuarista produz cerca de 170 litros por dia com a perspectiva de chegar aos 250 até outubro. ?Através do projeto aprendi técnicas de inseminação artificial, implantei piquetes e irriguei boa parte da propriedade?, conta a produtora.
 
O Projeto Leite e Derivados nas Regiões de Ariquemes e Ji-Paraná pertence à carteira de agronegócios do Sebrae em Rondônia e atua desde o ano de 2008 nas localidades de Cacaulândia e Mirante da Serra. Cerca de 20 produtores são assistidos sobre técnicas de gestão da propriedade leiteira, sanidade do rebanho, genética e nutrição.
 

Segundo o gestor do projeto, Sebastião Oliveira, esse trabalho é desenvolvido através de um veterinário exclusivo que atende os produtores.  Oliveira afirma que o sucesso do projeto ocorre devido a união de esforços das entidades parceiras do projeto como Emater Rondônia, Embrapa, Seagri, Sedes, Senar, Idaron, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sedam SFA, Sindleite, prefeituras de Cacaulândia e Mirante da Serra

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS