Gallo destaca função social dos CRMs

O conselheiro do CRM de Rondônia e diretor tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico rondoniense José Hiran Gallo, rebateu, nesta manhã (01/09), as críticas feitas contra a atuação do Cremero (Conselho Regional de Medicina de Rondônia) por

Gallo destaca função social dos CRMs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O conselheiro do CRM de Rondônia e diretor tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico rondoniense José Hiran Gallo, rebateu, nesta manhã (01/09), as críticas feitas contra a atuação do Cremero (Conselho Regional de Medicina de Rondônia) por alguns chefes de instituições hospitalares e de planos de saúde. Segundo Hiran, os CRM’s são responsáveis pelo controle do exercício da medicina e da ética e, ao cumprir tal papel, defende a sociedade contra maus profissionais e serviços de má qualidade.
 
Hiran Gallo explica que o Cremero, como todo e qualquer CRM, é um conselho de fiscalização e normatização da medicina que, criado por lei, recebe do Estado à incumbência de organizar e fiscalizar o exercício médico. “Apesar de algumas resistências de algumas operadoras de plano de saúde, todas estão obrigadas ao registro junto ao CRM, de forma que é obrigatória também a apresentação de um diretor-técnico, médico responsável, se a atividade fim for a medicina”, salienta.
 
Para Gallo, a regulamentação da medicina é importante porque garante ao cidadão um atendimento responsável e ético, em qualquer sistema de saúde, “seja ele público ou privado”. “Do contrário, qualquer leigo poderia se arvorar em entender de assuntos médicos, atividade que exige qualificação técnica e científica. O Conselho se organiza porque a sociedade precisa de um órgão que a defenda, impedindo o mau exercício profissional, não só dos leigos inabilitados, mas também dos habilitados sem ética”.
 
Sobre o papel do conselheiro médico, no que tange à função dos conselhos de medicina, Hiran Gallo explica que esse profissional é habilitado, de acordo com a Legislação em vigor, para julgar e apreciar os aspectos relacionados à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional. “Assim, afirmo que compete aos conselhos, através do ordenamento da profissão, defender a sociedade, pelo controle do exercício da medicina e da ética”, finalizou.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS