As 280 famílias de produtores rurais da região de Ponta do Abunã, no entorno de Porto Velho (RO), começaram a receber, no início desta semana, consultorias sobre cooperativismo e de produção primária. A capacitação faz parte da agenda do Projeto Tempo de Empreender, por conta da construção a hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira.
Responsáveis pela produção de abacaxi, banana e açaí, essas famílias tem atuação em colônias distribuídas nas localidades de Jaci Paraná, União Bandeirantes, Mutum Paraná e Abunã, distritos do município de Porto Velho.
O objetivo da capacitação é ajudar aos produtores para que tenham cooperativas através das quais possam produzir e comercializar esses três importantes frutos da Amazônia com sustentabilidade e evitando a ocorrência do êxodo rural.
De acordo com a agenda da capacitação, na área de cooperativismo, os produtores começam a conhecer a origem e princípios do cooperativismo e do associativismo, legislação, funcionamento etc. No campo da produção, as informações incluem planejamento e organização de projetos para produção de banana, abacaxi e açaí; preparo do solo, plantio, manejo e colheita; adubação orgânica agroecológico de pragas e doenças.
A capacitação prevê, ainda, repasse de conhecimento de direitos e deveres dos cooperados e possibilidades das cooperativas, constituição de cooperativa e associação, capacitação na administração, além de análise da estrutura física da sede das entidades. Conservação de solo, adubação, produção de mudas e tratos culturais, colheita e pós-colheita dos frutos.
Em reunião com os produtores, definiu-se entre os dias 27 e 29 de agosto, plano de ação participativo através do levantamento das necessidades de análise de solo, preparo e mecanização do solo, sementes e mudas (açaí, banana e abacaxi), calcário, irrigação, crédito rural, regularização fundiária e destocas.
“Essas ações serão executadas através de busca de parceiros com as entidades que atuam na atividade do produtor rural”, informa Liomar Sabino Souza, gestora do projeto pelo Sebrae.
Parceiros
São parceiros no Projeto Empreender, Sebrae Nacional, Instituto Camargo Correa, Construtora Camargo Correa, prefeitura de Porto Velho, Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal, Organização e Planejamento em Biodiversidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Emater, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.