TCE cobra dos gestores ações de combate às queimadas

TCE cobra dos gestores ações de combate às queimadas

TCE cobra dos gestores ações de combate às queimadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), através do Departamento de Controle Ambiental (DCA), cobra providências dos órgãos do Estado e municípios sob sua jurisdição, para que adotem medidas, visando inibir as constantes queimadas ocorridas em todo o Estado, principalmente a partir do mês de julho.
 
O DCA, que trabalha com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Coordenadoria de GeoCiência (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), divulgou a relação dos municípios que lideram o ranking de focos de incêndio neste mês: Porto Velho (2.584), Vilhena (993), Cujubim (933), Buritis (571) e Candeias do Jamari (569).
 
O diretor do DCA, Manoel Neto, disse que o problema ultrapassa a questão ambiental e passa a ser um problema de saúde pública: ?Basta observar o aumento do número de casos de problemas respiratórios, ocorridos em consequência dessas queimadas, que acontecem tanto na área rural quanto na urbana. Esta última ainda é uma prática costumeira nas cidades, confirmando a ausência de uma consciência ambiental?.
 
Após a notificação de providência que o Tribunal encaminha aos órgãos ambientais jurisdicionados, o TCE, através do DCA, recepciona as informações repassadas pelos órgãos e analisa as ações de combate às queimadas, observando a eficácia das providências ou, então, a omissão desses órgãos.
 
Segundo Manoel Neto, a avaliação realizada pelo DCA reflete na apreciação das práticas de gestão ambiental, visto que as medidas propostas pela Corte para minimizar os impactos ambientais diretos e indiretos já são objeto de determinações e recomendações aos entes jurisdicionados, e que a não aplicação dessas recomendações pode ocasionar entre outras penalidades multa e a inabilidade para o exercício de cargo público.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS