Nesta segunda-feira, 23 de agosto, a Santo Antônio Energia assinou com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) o aditivo que confirma a antecipação da geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Porto Velho. A solenidade de assinatura, realizada em Brasília, contou com a presença do diretor-geral da agência, Nelson Hubner e do presidente, do diretor técnico e do diretor regulatório da Santo Antônio Energia, respectivamente Eduardo de Melo Pinto, Antônio de Pádua Bemfica Guimarães e João Carlos Guimarães.
“A antecipação é resultado de um investimento extra de R$ 150 milhões realizado pela concessionária que tornou possível o início da operação da primeira turbina Bulbo um ano antes do previsto,” destacou Eduardo de Melo Pinto, durante a assinatura do aditivo.
O presidente da Santo Antônio Energia declarou ainda que será encaminhada à Aneel, na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, estudo para aumentar o número de turbinas da usina, o que deverá aumentar a capacidade instalada de 3.150 MW para 3.450 MW e demandar investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões.
Para Nelson Hubner, diretor geral da Aneel, “é uma antecipação positiva para o país. Muita gente questionava se era possível até realizar a obra no prazo inicial”.