Os bares, restaurantes e similares de Ji-Paraná, cidade do interior de Rondônia, passaram a contar desde o último dia treze de agosto, com garçons e garçonetes aperfeiçoados em sua profissão. Durante dez dias os 46 participantes divididos em duas turmas foram formados pelo Curso de Garçom, organizado pelo projeto Turismo de Negócios no município.
A capacitação foi realizada através de uma parceria entra Sebrae e Senac, este último é responsável pelo desenvolvimento e aplicação de toda metodologia. O treinamento objetivou aperfeiçoar os participantes quanto às técnicas de atendimento e demais ações inerentes à profissão de garçom.
Toda a capacitação foi aplicada no restaurante Caleche, onde os garçons e garçonetes foram treinados quanto sua postura profissional, abordagem aos clientes, melhores práticas para servir o cliente, elaboração de drinks e bebidas.
Segundo a gestora do Projeto Turismo de Negócios em Ji-Paraná, Marcileide Alves Zirondi, o curso visou melhorar o atendimento do garçom ao público e também seu conhecimento pelo produto oferecido. São pequenos detalhes que fazem o diferencial para o estabelecimento comercial e para o profissional durante a arte de servir, finaliza a gestora.
O projeto Turismo de Negócios em Ji-Paraná tem como objetivo geral promover na cidade a melhoria da gestão, qualificação dos serviços e criação de uma identidade regional para as empresas envolvidas no trade turístico.
São parceiros do Sebrae na realização do projeto a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial, Câmara dos Dirigentes Lojistas, todas de Ji-Paraná, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Rondônia e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Abrasel.