Após diversas manifestações e movimentos populares solicitando a viabilização do curso de graduação em Medicina Veterinária ao Campus da Universidade Federal de Rondônia – Unir de Rolim de Moura, o prefeito comemorou a realização do vestibular que aconteceu no ultimo domingo, 15.
Com o esforço de todo o secretariado, em destaque à Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Urbanismo – Semplade e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – Semam, a Prefeitura organizou diversas manifestações no município, bem como no Distrito de Nova Estrela. A idéia era mobilizar a sociedade civil e organizada para sensibilizar a reitoria da Unir, visando a transferência do Curso, que seria destinado à outro município, para a Capital da Zona da Mata.
Conforme o Secretário da SEMAM, Osní Ortiz, nada seria mais justo do que a instalação do curso em Rolim de Moura, em virtude da estrutura que o município vem construindo para atender a área. “O município é um importante pólo regional e tem como principal fonte de renda a agropecuária, sendo assim, é válido que sejamos contemplados com um curso de graduação em medicina veterinária. Além disso, Rolim vem se adequando com bons laboratórios para a extensão de pesquisas em tal setor, o que seria um ganho para a formação destes acadêmicos”, concluiu Osní, referindo-se à declaração do Prefeito em relação à possibilidade de parcerias entre o Executivo Municipal e a Universidade.
Para o Prefeito, Sebastião Dias Ferraz – Tião Serraia, a obtenção da vitória também se deu pela articulação com diversas instituições não governamentais, órgãos públicos e autoridades políticas junto à reitoria, na Capital. “Sei que sozinho seria mais difícil convencer a Universidade para direcionar o curso à Rolim de Moura. Sendo assim, unimos forças e conseguimos concretizar mais um anseio da nossa população”, disse Serraia, que enfatizou ainda o apoio do senador Valdir Raupp e da Deputada Federal Marinha Raupp para a obtenção dessa conquista.
O vestibular, ocorrido na Escola Estadual Aluízio Pinheiro Ferreira, contou com a participação de mais de 450 candidatos que almejam uma das 45 vagas oferecidas para o curso de graduação em Medicina Veterinária, previsto para iniciar no segundo semestre de 2011, conforme informações do edital do vestibular.
Atualmente o Campus de Rolim de Moura conta com os cursos de graduação nas áreas de Agronomia, História, Engenharia Florestal e Pedagogia.
Muitos que acompanharam o processo de transferência do curso de Medicina Veterinária acreditam que o mesmo se tornará um marco ao município, retratando o avanço que o mesmo trará para a Zona da Mata, fomentando ainda mais a economia da região.