Greve na Saúde: médicos residentes param atividades na capital

Greve na Saúde: médicos residentes param atividades na capital

Greve na Saúde: médicos residentes param atividades na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Médicos residentes que atuam em Porto Velho pararam o atendimento na tarde desta terça-feira (17). A mobilização aconteceu em frente ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A principal reivindicação é o reajuste de 38,7% da bolsa salário, pago pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. Atualmente o valor da bolsa é de R$ 1.916,00. Segundo os residentes o valor está defasado deste 2006.
 
A greve atinge todas as unidades públicas que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Porto Velho o atendimento foi interrompido no Hospital de Base, Pronto Socorro João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme e Damião e Cemetron, Centro de Medicina Tropical de Rondônia. Segundo o médico residente Raimundo Maia, pode haver demora no atendimento aos pacientes por causa da greve. Quarenta profissionais fazem residência médica na capital.
 
Criação da 13ª bolsa (décimo terceiro salário) também é pauta de reivindicação da categoria. Eles cobram ainda a ampliação da Licença Maternidade de 4 para 6 meses conforme estabelece a lei e a implantação de auxilio moradia.
 
Falta de condições de trabalho nas unidades de saúde faz parte é tema de cobrança dos profissionais de saúde. Os residentes denunciam a falta de sala de repouso nos hospitais e as condições da estrutura física dos postos de atendimento. Muitas vezes PE é preciso dormir no chão. Não há um local especifico para estudo. 
 
A paralisação é liderada pela Associação Nacional dos Médicos Residentes, ANMR e conta com o apoio do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO).
 
Residência médica, de acordo com a Lei 6.932/81, constitui na modalidade de estudo de especialização na área de pós-graduação para médicos. A atividade deve ser acompanhada por um profissional de saúde com qualificação ética e profissional. 
 
Na próxima semana o Sindicato Médico promove nova manifestação em Porto Velho. Em assembléia realizada na última segunda-feira, a categoria considerou irreversível uma greve geral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS