O objetivo é possibilitar aos profissionais da área acompanhar o desempenho das microempresas com assessoria permanente. Acontece nesta sexta-feira (20), em Cacoal (RO), a palestra do programa Contabilizando o Sucesso. O objetivo é disponibilizar conhecimentos e meios capazes de habilitar os contadores no desempenho de suas atividades profissionais e sociais em padrões exigidos pelo mercado das micro e pequenas empresas.
A apresentação será feita pelo contador e consultor especialista em gestão financeira João Marcos Machado de França. “A palestra é a sensibilização para uma capacitação com carga-horária de 268 horas”, informa a coordenadora do programa no Sebrae/RO, Lígia Maria Ribas dos Santos.
Com a palestra, que já ocorreu em Porto Velho, Rolim de Moura, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná, os parceiros do Contabilizando o Sucesso, abre oportunidade para que os profissionais de contabilidade tem de ampliar seus conhecimentos e, consequentemente, de clientes, além de contribuir para a estabilidade das micro e pequenas empresas. Do projeto Rede Contabilizando o Sucesso, além do Sebrae/RO, fazem parte ainda Sebrae Nacional, Conselho Federal de Contabilidade e Conselho Regional de Contabilidade Rondônia.
Como funciona
O Contabilizando o Sucesso acontece em Rondônia desde 2005, tendo formado cinco turmas, desenvolvendo 12 módulos. As reuniões ocorrem aos finais de semana, tratando pontos como gestão simulada, gestão estratégica, habilidades consultivas, gestão de pessoas, diagnóstico empresarial, custo e formação de preços etc.
“As palestras sensibilizam os contadores para a importância em participar do curso, ampliando a visão dos profissionais quanto ao papel de consultores que desenvolvem principalmente a relação deles com os clientes”, detalha João Marcos. Ele lembra que, ao final da capacitação, quem participa “se identifica como consultor generalista no auxílio das micro e pequenas empresas também em gestão e não exclusivamente na área fiscal”.
Depois de concluir a capacitação, os profissionais de contabilidade passam a fazer parte de um cadastro nacional. O grupo integra todos os que fizeram o curso e absorveram a mesma metodologia e o mesmo conhecimento. Com a medida, Sebrae, CFC e CRCs criam uma rede capacitada para ajudar as micro e pequenas empresas. Para a palestra desta sexta-feira, serão parceiros a prefeitura municipal, a Associação Comercial e Industrial de Cacoal e a Câmara de Dirigentes Lojistas cacoalense.