H1N1: Novo informe técnico em populações indígenas - Confira dados

H1N1: Novo informe técnico em populações indígenas - Confira dados

H1N1: Novo informe técnico em populações indígenas - Confira dados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgou na última sexta-feira (13), o Informe Técnico Mensal de Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 em populações indígenas - Julho de 2010.
 
O Informe Técnico é um boletim elaborado e publicado pelo Desai, com periodicidade mensal, que apresenta a situação epidemiológica da Influenza Pandêmica entre as populações indígenas e oferece subsídios para o fortalecimento da Vigilância no contexto do enfrentamento da pandemia.
 
De janeiro a maio de 2010, foram registrados 38.953 casos de síndrome gripal e 1.415 casos de síndrome respiratória aguda grave. Houve a confirmação de três casos de Influenza Pandêmica (H1N1) em populações indígenas. Nenhum óbito foi registrado nesse período.
 
Até 26 de julho de 2010, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), já haviam sido vacinados em todo o Brasil aproximadamente 495 mil indígenas aldeados, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 88,47%, superando a meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde. Em todos os estados brasileiros com populações indígenas a meta preconizada foi alcançada.
 
A vigilância epidemiológica da influenza em populações indígenas teve início a partir de julho de 2009, após a declaração de transmissão sustentada do vírus Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 no Brasil.
 
De acordo com Flávio Pereira Nunes, diretor em exercício do Desai, as medidas e estratégias adotadas pela Funasa em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde foram imprescindíveis para a ampliação e fortalecimento da vigilância epidemiológica das doenças respiratórias em indígenas, que contribuiu para conter o avanço da epidemia nas comunidades indígenas e evitar a ocorrência de óbitos.
 
Considerando a transição da gestão da saúde indígena da Funasa para o Ministério da Saúde, este boletim epidemiológico deverá ser o último divulgado pela Funasa tendo em vista que ações de vigilância da epidemia entre os indígenas estarão sendo assumida pela nova secretaria de saúde indígena a ser criada nos próximos dias.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS