A Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), localizada no município de Vilhena, desenvolveu ação junto à Prefeitura Municipal para adoção de providência, visando consertar uma ponte na linha 145, que estava danificada há mais de 45 dias.
A ação foi provocada pelo morador da linha, Paulo da Silva Sobrinho, que procurou a Regional solicitando que intercedesse junto ao poder público municipal, em razão dos problemas e do prejuízo que a ponte estava causando aos estudantes daquele setor.
Paulo da Silva, que é pai de um dos 22 alunos da escola rural da região, disse que, em razão do precário estado em que se encontrava ponte, o acesso à escola estava interrompido, causando a paralisação das aulas por mais de 45 dias.
A secretária interina da Regional, Valdelice Nogueira Vieira, após visitar o local e verificar a situação relatada, expediu documento à Secretaria de Obras de Vilhena, solicitando providências, o que ocorreu de forma imediata. "A Prefeitura nos atendeu, demonstrando interesse em solucionar o problema para os moradores daquela linha", diz Valdelice.
INSPEÇÃO E CURSOS
Inaugurada há pouco mais de dois meses, a Secretaria do Regional do TCE já desenvolveu diversas atividades, objetivando o bem estar da coletividade, dentre as quais a inspeção nos ônibus da frota escolar dos municípios de Vilhena e Corumbiara, em parceria com o Ministério Público do Estado, o Corpo de Bombeiros e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Recentemente, nos dias 2 a 4 de agosto, promoveu curso de aperfeiçoamento e operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os conselheiros dos municípios do Cone Sul.
Ainda sobre capacitação, o TCE/Vilhena tem agendado para setembro o curso Rotinas, Normas e Procedimentos em Recursos Humanos, nos dias 16 e 17, que será realizado no auditório da Regional. Também em setembro, haverá a Auditoria de Equidade, de 19 a 25, na Secretaria de Ação Social de Vilhena, no Programa de Apoio à Pessoa Carente.
A unidade fiscalizadora do TCE em Vilhena atende, além do município-sede, as cidades de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.